RESUMO DA PRESTAÇÃO DE
CONTAS DA CASSI – BASE 2024
Local: Sede do Sindicato dos Bancários de Curitiba e
Região
Data: 16 de abril de 2025 – período da tarde
Anotações do associado aposentado: Engenheiro Agrônomo Orlando Lisboa de Almeida
– Curitiba PR zap 41 999172552
Costumo de longa data participar dos eventos de interesse
comunitário e também daqueles que tratam das entidades às quais somos ligados.
CASSI Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do
Brasil.
Palestrantes:
Diretor eleito da CASSI – Alberto Alves Junior – Diretor de Planos de
Saúde e Relacionamento com clientes
Emilia Figueiredo Bezerra Braga – Gestora da CASSI Paraná
Flavio de Andrade Ribeiro -
da área financeira da CASSI
Alessandro Greco Garcia – vulgo Vovô. Conselheiro (suplente) do Conselho
Deliberativo do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região
Na plateia estimo que havia umas cinquenta pessoas e dentre
estas o incansável Alarcon que sempre anda antenado pelas causas dos
aposentados.
A fala inicial foi da Emilia que se apresentou como Gestora
da CASSI no Paraná e destacou que é mãe.
Ela tem 18 anos de atuação na CASSI tendo rodado pelo Nordeste, SC e
agora no Paraná. Deu as boas vindas aos
palestrantes e ao público presente.
Fala do Diretor da CASSI Alberto Alves Junior
Ele está na CASSI desde 1992. Lembrou que o SUS foi criado em 1988, ano
da nova Constituição. Em 1996 a CASSI
“sai” de dentro do Banco em sua nova estrutura e forma de atuação.
Alguns números atuais:
907.000 beneficiados. Destes,
575.000 associados e 332.000 em convênio
de reciprocidade.
São 73 unidades da CASSI no Brasil e 29.016 credenciados.
Dos 575.000 beneficiados, 186.891 (32,5%) tem mais de 59
anos
Tem mais de cem anos de idade, 178 beneficiados, sendo 151
mulheres e 27 homens.
CLINICASSI
Escopo assistencial – serviço de atenção primária à saúde.
Entre outras atividades, tem atenção domiciliar.
Hoje em dia ela (CLINICASSI0 tem especialistas nas áreas
mais demandadas.
Eles estão melhorando até o mobiliário e acessibilidade nas
Clinicassi.
Dentre os 575.000 beneficiados, 34% (199.795 pessoas) são participantes crônicos. Destes, 139.000 são hipertensos e 46.000 são
diabéticos.
Em casos específicos a Cassi fornece a balança para o
paciente acompanhar o peso em casa e ir comunicando os resultados à Cassi para
acompanhamento clínico.
Hoje em dia a CASSI já tem a definição de protocolos para
lidar com a TEA Transtorno do Espectro Autista.
Novos prontuários eletrônicos. Os exames médicos e os atendimentos ficam
registrados no banco de dados da Cassi e acessíveis aos profissionais de saúde
das Clinicassi.
Assim no informal, o diretor disse que o atendimento nas
Clinicassi ficam em média por 120 reais por atendimento enquanto em hospitais
conveniados a média seria de 500 reais, não computando internamentos,
cirurgias.
Inclusive se a pessoa é atendida num conveniado e depois em
outro, é comum se pedir exames de forma repetida já que não há troca de
informações nesse tipo de atividade.
Tudo isso encarece o atendimento.
A fala do setor Financeiro
A Administração da CASSI não tem como mexer na fonte de
receitas. Assim ela tem que focar para
administrar com critério as despesas.
Lembrando sempre que a área médica vem numa crescente de sofisticação e
novas tecnologias, o que é bom para os pacientes, mas encarece bastante para o
Plano. Nota-se pelos dados que virão
já em seguida, que a inflação da área médica é bem superior aos índices de
inflação geral.
A Cassi tinha reservas financeiras mas estas vem se
exaurindo ano a ano. Estima-se que lá
por agosto deste ano de 2025, ela entre em déficit e pelas normas da ANS Agência Nacional de Saúde que rege o setor, terá
que haver mudanças para que a Cassi possa continuar com o atendimento normal de
seus associados sem perda de qualidade.
Ver os dados que consegui anotar e que certamente estarão
mais fieis no site da própria CASSI.
Ano Despesas
Projetadas Desp.efetivadas Saldo
2019 2.765
MI 2.455
MI 310 MI
2020 3.424 2.492
932
2021 3.809 3.149 660
2022 4.232 3.782
450
2023 4.698 4.081
617
2024 5.212 4.515
697
A CASSI tem uma equipe médica no Setor de Regulação que
analisa antes de autorizar procedimentos como exames mais complexos e cirurgias
mais complexas. A maioria dos exames
e cirurgias tem processo de análise de forma indireta através de
parâmetros. Estando dentro dos
parâmetros, a autorização sai automática.
Fora dos parâmetros, vai para a equipe.
O diretor disse que estima-se que há exames desnecessários e
cirurgias e tipos de próteses que podem ser desnecessárias. Estas que põem em risco o paciente e pode
deixar o mesmo até menos atendido do que antes da cirurgia.
Taxa de morbidade
(doenças...) Por ano, a média é
48%. Ou seja, no decorrer do ano, em
torno de 48% dos usuários acessam a CASSI.
Os clientes CASSI no interior estão bastante insatisfeitos
com o acesso à Cassi ou a credenciados.
Estimam os descontentes em 70%.
Procuram sanar os problemas. No
ano passado foram 5.000 sugestões de associados à CASSI.
AVALIAÇÃO DO ATENDIMENTO
- A CASSI está implantando um
sistema de solicitar ao associado que faça uma Avaliação do prestador de serviço
após o procedimento. Assim terão um
meio de fazer uma gestão melhor nessa área.
Antes demorava para a Cassi analisar pedidos de inclusão de
credenciados. Agora estão buscando atender
em até 15 dias. Estão adotando também
um Banco de Reservas de Prestadores.
Já ficam com credenciamento pronto e havendo demanda suficiente, acionam
o credenciado.
Estão articulando com a Caixa de Assistência dos
Funcionários da Caixa Econômica Federal para buscar uma sinergia entre
ambas. Uma das formas de ser mais
presente e atuante no interior inclusive.
Casos mais complexos pelos lugares mais distantes dos
centros médicos, estão implantando um sistema de Consierge. O concierge da Cassi faz a busca de lugares
onde o atendimento é de qualidade para a complexidade e faz o encaminhamento do
paciente.
Sobre a Unimed que tem boa dispersão geográfica. Ela na verdade é composta de grande
quantidade de Cooperativas menores e já foi tentado o credenciamento de várias
mas elas costumam apresentar a Conta pelo valor total, sem discriminação. A
CASSI vai tentar aparar esta aresta e ver se consegue em locais com demanda, credenciar
inclusive algumas unidades da Unimed.
O telefone 0800 e a Assessoria ao Participante. Tem dado bom resultado e o nível de
satisfação com o serviço está na casa dos 95%.
Regulação. Instância
que analisa exames e Cirurgias demandadas
Há equipe médica que analisa as solicitações antes das
liberações. No passado, era um sistema
onde desde as solicitações mais simples e as mais complexas tinham uma rotina
semelhante. Depois, mais recente,
foram separadas por nível de complexidade e custo. As mais simples são aprovadas rapidamente
com uso de Inteligência Artificial, obedecendo a parâmetros estabelecidos pela
equipe médica da Cassi. Agiliza muito
as solicitações.
IA Inteligência Artificial tem ajudado na agilização de
liberações da Cassi. Num período anual
foram por este meio liberados 232.000 procedimentos, o que representou 19% da
demanda do período.
Há raros casos em que são cirurgias de alta complexidade e
custo e o cliente quer a cirurgia pelo médico X de sua confiança. Caso o orçamento esteja acima dos parâmetros
da Regulação, o cliente pode ser convidado a obter uma segunda opinião, por
exemplo, do Hospital Albert Einstein que é de excelência em várias áreas. A Cassi possibilita que a pessoa faça a
consulta naquele Hospital e com base nesta, se decida o caminho a seguir. Busca-se a certeza de que o médico do cliente
não esteja com os custos acima do razoável.
Atendimento de algumas demandas de clientes Cassi pelo
WhatsApp via CRM. O sistema tem trazido
soluções rápidas e efetivas em muitos casos.
Avaliação da Cassi pelos Usuários: Bom e ótimo, 59%. É a melhor avaliação do mercado do ramo de
planos de saúde.
Há em casos de demora para decisão da Regulação episódios em
que os dados não chegam completos ao setor e este tem que pedir mais dados e o
prestador de serviços demora a dar retorno e o cliente pode pensar que é a
Cassi que está amarrando o processo.
Em tempos recentes a Cassi mudou a
estratégia para esses casos.
Documentação incompleta, ela cancela o pedido e solicita que se faça
novo pedido com os dados completos.
No passado, se tentava por telefone contato com o médico
ligado a um pedido e era difícil ter acesso ao médico até pelo tipo de atuação
do mesmo. Depois adotaram o sistema de
enviar mensagem pelo WhatsApp e tem dado bom resultado. A pessoa recebe o recado pelo zap e quando
disponível, responde.
Fala sobre o lado Financeiro da Cassi
A inflação médica é bem acima da inflação geral
oficial. A medicina tem sofisticado
suas ações, o que ajuda na saúde dos associados, mas os custos se elevam acima
da inflação geral.
Um gráfico de receitas x custos mostrou que no tempo da
covid ainda sem vacina disponível, o pessoal se isolou e adiou demandas médicas
para se prevenir dos riscos. Nessa fase
a Cassi teve menos custos com seus clientes.
Passada a fase de isolamento, houve elevação da demanda que estava
reprimida e os custos superaram o que estava projetado.
A média de idade dos clientes Cassi no Plano Associados é de
47 anos.
Idades mais avançadas, demanda custos maiores.
Hoje em dia a Cassi administra quatro modalidades de planos:
Cassi Plano Associados
(funcionários da ativa, aposentados e pensionistas destes)
Cassi Plano Familia
Cassi Essencial
Cassi Vida
Lembrando que os Associados pagam um valor mensal bem abaixo
do mercado inclusive porque o Banco paga uma parte também. (48% pago pelo associado e 52% pelo BB). Há no mercado, casos de 70% ser custeado pelo
empregador e 30% pelo empregado.
Auditoria das Contas da Cassi
Há três modalidades que atuam: Auditoria Independente, Conselho Fiscal da
Cassi e Conselho Deliberativo da Cassi.
Mudança na base de contribuição para a Cassi dos
funcionários do BB. Antes praticamente
todo salário era base para o cálculo do percentual devido à CASSI. Hoje em dia há parcela fixa no salário e
parcela variável, ficando parte fora do cálculo para contribuição. Assim a Cassi recebe menos do que no
passado. Vai apertando o caixa do nosso
Plano.
Um colega presente na palestra falou que é aposentado e
convive com vários colegas aposentados e nota que muitos não conhecem o sistema
da Cassi para Atenção Integral à Saúde que busca inclusive prevenir doenças
acompanhando o estado de saúde do associado.
E que essas pessoas usam pouco as Clinicassi e costumam ir direto ao
médico credenciado.
Foi uma jornada de quase três horas de duração mas da minha
parte, entendo que foi bem reveladora do modo de operar da CASSI.
Engenheiro Agrônomo Orlando Lisboa de Almeida – matrícula no
BB: 7819800-3 (aposentado, 74 de
idade). Zap. 41 999172552 resenhaorlando@gmail.com
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