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quinta-feira, 24 de abril de 2025

RESUMO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DA CASSI – BASE 2024 - Curitiba, 16/04/25

 

RESUMO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DA CASSI – BASE 2024

Local:  Sede do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região

         Data: 16 de abril de 2025 – período da tarde

         Anotações do associado aposentado:  Engenheiro Agrônomo Orlando Lisboa de Almeida – Curitiba PR      zap 41 999172552

 

         Costumo de longa data participar dos eventos de interesse comunitário e também daqueles que tratam das entidades às quais somos ligados.

         CASSI Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil.

         Palestrantes:   Diretor eleito da CASSI – Alberto Alves Junior – Diretor de Planos de Saúde e Relacionamento com clientes

         Emilia Figueiredo Bezerra Braga – Gestora da CASSI Paraná

         Flavio de Andrade Ribeiro -  da área financeira da CASSI

         Alessandro Greco Garcia – vulgo Vovô.   Conselheiro (suplente) do Conselho Deliberativo do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região

 

         Na plateia estimo que havia umas cinquenta pessoas e dentre estas o incansável Alarcon que sempre anda antenado pelas causas dos aposentados.

         A fala inicial foi da Emilia que se apresentou como Gestora da CASSI no Paraná e destacou que é mãe.  Ela tem 18 anos de atuação na CASSI tendo rodado pelo Nordeste, SC e agora no Paraná.   Deu as boas vindas aos palestrantes e ao público presente.

         Fala do Diretor da CASSI Alberto Alves Junior

         Ele está na CASSI desde 1992.    Lembrou que o SUS foi criado em 1988, ano da nova Constituição.    Em 1996 a CASSI “sai” de dentro do Banco em sua nova estrutura e forma de atuação.

         Alguns números atuais:   907.000 beneficiados.   Destes, 575.000 associados  e 332.000 em convênio de reciprocidade.

         São 73 unidades da CASSI no Brasil e 29.016 credenciados.

         Dos 575.000 beneficiados, 186.891 (32,5%) tem mais de 59 anos

         Tem mais de cem anos de idade, 178 beneficiados, sendo 151 mulheres e 27 homens.

         CLINICASSI

         Escopo assistencial – serviço de atenção primária à saúde.

         Entre outras atividades, tem atenção domiciliar.

         Hoje em dia ela (CLINICASSI0 tem especialistas nas áreas mais demandadas.

         Eles estão melhorando até o mobiliário e acessibilidade nas Clinicassi.

         Dentre os 575.000 beneficiados, 34%  (199.795 pessoas) são participantes crônicos.   Destes, 139.000 são hipertensos e 46.000 são diabéticos.

         Em casos específicos a Cassi fornece a balança para o paciente acompanhar o peso em casa e ir comunicando os resultados à Cassi para acompanhamento clínico.

         Hoje em dia a CASSI já tem a definição de protocolos para lidar com a TEA Transtorno do Espectro Autista.

         Novos prontuários eletrônicos.     Os exames médicos e os atendimentos ficam registrados no banco de dados da Cassi e acessíveis aos profissionais de saúde das Clinicassi.

         Assim no informal, o diretor disse que o atendimento nas Clinicassi ficam em média por 120 reais por atendimento enquanto em hospitais conveniados a média seria de 500 reais, não computando internamentos, cirurgias.

         Inclusive se a pessoa é atendida num conveniado e depois em outro, é comum se pedir exames de forma repetida já que não há troca de informações nesse tipo de atividade.   Tudo isso encarece o atendimento.

         A fala do setor Financeiro

         A Administração da CASSI não tem como mexer na fonte de receitas.  Assim ela tem que focar para administrar com critério as despesas.    Lembrando sempre que a área médica vem numa crescente de sofisticação e novas tecnologias, o que é bom para os pacientes, mas encarece bastante para o Plano.     Nota-se pelos dados que virão já em seguida, que a inflação da área médica é bem superior aos índices de inflação geral.

         A Cassi tinha reservas financeiras mas estas vem se exaurindo ano a ano.   Estima-se que lá por agosto deste ano de 2025, ela entre em déficit e pelas normas da ANS  Agência Nacional de Saúde que rege o setor, terá que haver mudanças para que a Cassi possa continuar com o atendimento normal de seus associados sem perda de qualidade.

         Ver os dados que consegui anotar e que certamente estarão mais fieis no site da própria CASSI.

         Ano                      Despesas Projetadas       Desp.efetivadas    Saldo

         2019                    2.765 MI                        2.455 MI          310 MI

         2020                    3.424                             2.492               932

         2021                    3.809                             3.149                660

         2022                    4.232                             3.782               450

         2023                    4.698                             4.081               617

         2024                    5.212                             4.515                697

         A CASSI tem uma equipe médica no Setor de Regulação que analisa antes de autorizar procedimentos como exames mais complexos e cirurgias mais complexas.     A maioria dos exames e cirurgias tem processo de análise de forma indireta através de parâmetros.   Estando dentro dos parâmetros, a autorização sai automática.   Fora dos parâmetros, vai para a equipe.

         O diretor disse que estima-se que há exames desnecessários e cirurgias e tipos de próteses que podem ser desnecessárias.   Estas que põem em risco o paciente e pode deixar o mesmo até menos atendido do que antes da cirurgia.

         Taxa de morbidade  (doenças...)    Por ano, a média é 48%.   Ou seja, no decorrer do ano, em torno de 48% dos usuários acessam a CASSI.

         Os clientes CASSI no interior estão bastante insatisfeitos com o acesso à Cassi ou a credenciados.   Estimam os descontentes em 70%.       Procuram sanar os problemas.   No ano passado foram 5.000 sugestões de associados à CASSI.

         AVALIAÇÃO DO ATENDIMENTO  -  A CASSI está implantando um sistema de solicitar ao associado que faça uma Avaliação do prestador de serviço após o procedimento.   Assim terão um meio de fazer uma gestão melhor nessa área.

         Antes demorava para a Cassi analisar pedidos de inclusão de credenciados.   Agora estão buscando atender em até 15 dias.     Estão adotando também um Banco de Reservas de Prestadores.    Já ficam com credenciamento pronto e havendo demanda suficiente, acionam o credenciado.

         Estão articulando com a Caixa de Assistência dos Funcionários da Caixa Econômica Federal para buscar uma sinergia entre ambas.   Uma das formas de ser mais presente e atuante no interior inclusive.

         Casos mais complexos pelos lugares mais distantes dos centros médicos, estão implantando um sistema de Consierge.   O concierge da Cassi faz a busca de lugares onde o atendimento é de qualidade para a complexidade e faz o encaminhamento do paciente.

         Sobre a Unimed que tem boa dispersão geográfica.   Ela na verdade é composta de grande quantidade de Cooperativas menores e já foi tentado o credenciamento de várias mas elas costumam apresentar a Conta pelo valor total, sem discriminação.      A CASSI vai tentar aparar esta aresta e ver se consegue em locais com demanda, credenciar inclusive algumas unidades da Unimed.

         O telefone 0800 e a Assessoria ao Participante.    Tem dado bom resultado e o nível de satisfação com o serviço está na casa dos 95%.

         Regulação.    Instância que analisa exames e Cirurgias demandadas

         Há equipe médica que analisa as solicitações antes das liberações.  No passado, era um sistema onde desde as solicitações mais simples e as mais complexas tinham uma rotina semelhante.    Depois, mais recente, foram separadas por nível de complexidade e custo.    As mais simples são aprovadas rapidamente com uso de Inteligência Artificial, obedecendo a parâmetros estabelecidos pela equipe médica da Cassi.   Agiliza muito as solicitações.

         IA Inteligência Artificial tem ajudado na agilização de liberações da Cassi.  Num período anual foram por este meio liberados 232.000 procedimentos, o que representou 19% da demanda do período.

         Há raros casos em que são cirurgias de alta complexidade e custo e o cliente quer a cirurgia pelo médico X de sua confiança.   Caso o orçamento esteja acima dos parâmetros da Regulação, o cliente pode ser convidado a obter uma segunda opinião, por exemplo, do Hospital Albert Einstein que é de excelência em várias áreas.    A Cassi possibilita que a pessoa faça a consulta naquele Hospital e com base nesta, se decida o caminho a seguir.  Busca-se a certeza de que o médico do cliente não esteja com os custos acima do razoável.

         Atendimento de algumas demandas de clientes Cassi pelo WhatsApp via CRM.   O sistema tem trazido soluções rápidas e efetivas em muitos casos.

         Avaliação da Cassi pelos Usuários:  Bom e ótimo, 59%.   É a melhor avaliação do mercado do ramo de planos de saúde.

         Há em casos de demora para decisão da Regulação episódios em que os dados não chegam completos ao setor e este tem que pedir mais dados e o prestador de serviços demora a dar retorno e o cliente pode pensar que é a Cassi que está amarrando o processo.    

     Em tempos recentes a Cassi mudou a estratégia para esses casos.    Documentação incompleta, ela cancela o pedido e solicita que se faça novo pedido com os dados completos.

         No passado, se tentava por telefone contato com o médico ligado a um pedido e era difícil ter acesso ao médico até pelo tipo de atuação do mesmo.  Depois adotaram o sistema de enviar mensagem pelo WhatsApp e tem dado bom resultado.   A pessoa recebe o recado pelo zap e quando disponível, responde.

         Fala sobre o lado Financeiro da Cassi

         A inflação médica é bem acima da inflação geral oficial.   A medicina tem sofisticado suas ações, o que ajuda na saúde dos associados, mas os custos se elevam acima da inflação geral.

         Um gráfico de receitas x custos mostrou que no tempo da covid ainda sem vacina disponível, o pessoal se isolou e adiou demandas médicas para se prevenir dos riscos.   Nessa fase a Cassi teve menos custos com seus clientes.   Passada a fase de isolamento, houve elevação da demanda que estava reprimida e os custos superaram o que estava projetado.

         A média de idade dos clientes Cassi no Plano Associados é de 47 anos.

         Idades mais avançadas, demanda custos maiores.

         Hoje em dia a Cassi administra quatro modalidades de planos:

         Cassi Plano Associados   (funcionários da ativa, aposentados e pensionistas destes)

         Cassi Plano Familia

         Cassi Essencial

         Cassi Vida

         Lembrando que os Associados pagam um valor mensal bem abaixo do mercado inclusive porque o Banco paga uma parte também.  (48% pago pelo associado e 52% pelo BB).  Há no mercado, casos de 70% ser custeado pelo empregador e 30% pelo empregado.

         Auditoria das Contas da Cassi

         Há três modalidades que atuam:   Auditoria Independente, Conselho Fiscal da Cassi e Conselho Deliberativo da Cassi.

         Mudança na base de contribuição para a Cassi dos funcionários do BB.  Antes praticamente todo salário era base para o cálculo do percentual devido à CASSI.   Hoje em dia há parcela fixa no salário e parcela variável, ficando parte fora do cálculo para contribuição.    Assim a Cassi recebe menos do que no passado.   Vai apertando o caixa do nosso Plano.

         Um colega presente na palestra falou que é aposentado e convive com vários colegas aposentados e nota que muitos não conhecem o sistema da Cassi para Atenção Integral à Saúde que busca inclusive prevenir doenças acompanhando o estado de saúde do associado.    E que essas pessoas usam pouco as Clinicassi e costumam ir direto ao médico credenciado.

         Foi uma jornada de quase três horas de duração mas da minha parte, entendo que foi bem reveladora do modo de operar da CASSI.  

         Engenheiro Agrônomo Orlando Lisboa de Almeida – matrícula no BB: 7819800-3  (aposentado, 74 de idade).     Zap. 41 999172552      resenhaorlando@gmail.com

 

        

        

        

                           

        

 

 

        

        

 

 

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