CURITIBA E O MUSEU EGÍPCIO 07-02-2018
Orlando Lisboa de Almeida
Eu sempre gostei da área cultural em geral e nesse contexto, sempre que posso, visito Museus onde há muito sobre a cultura dos povos. Ouvia falar que em Curitiba há um Museu Egípcio e que o mesmo fica no Bairro Bacacheri, por sinal, não tão longe do bairro onde resido.
Dias atrás fomos caminhar no Parque do Bacacheri e fiquei sabendo que o Museu fica ao lado do referido parque. Fomos visita-lo e logo da rua já se fica impressionado com o prédio que é marcante desde a fachada e os jardins laterais.
A área interna de exposições nem é tão grande e já fica claro desde o início que as obras geralmente são réplicas de ótima qualidade de peças do Egito Antigo. Há dois destaques que são múmias originais, milenares, sendo uma vinda do Egito (de pessoa adulta) e outra dos Andes (múmia de uma criança).
Há inclusive uma réplica da Pedra de Roseta que se me lembro, tem inscrições em três diferentes tipos de notações de épocas e regiões distintas.
Tudo bem legendado peça por peça e nesta visita estavamos em grupo e não deu para ler muito sobre as peças. Volto em outra ocasião para uma visita mais acurada, com certeza. Recomento muito a visita.
O Museu foi erguido e é mantido pela Ordem Rosacruz.
Em frente ao Museu tem uma edificação também ampla que serve às atividades da Ordem Rosacruz. Na parte esquerda do Museu em si fica um Anfiteatro não acessível ao público, onde também se presta a atividades da Ordem Rosacruz. Do lado de fora, em frente, um pequeno jardim e na lateral esquerda, uma série de monumentos representando leões e um obelisco com simbologia da Ordem.