Total de visualizações de página

Translate

domingo, 9 de setembro de 2018

VISITA À FEIRA DA PORCELANA, DA LOUÇA E DA CERÂMICA - EM CAMPO LARGO PR (28 EDIÇÃO) 2018

     Retornando de carro do Noroeste do Paraná, passamos por Campo Largo e sabendo que está em curso até 16-09 a Feira da Porcelana lá no Ginásio de Esportes Polentão que fica bem perto da rodovia, resolvemos visitar a Feira e também comprar alguns artigos.    
     Difícil escolher entre tantos artigos de rara beleza e qualidade, algo para levar pra casa.
     Estando lá, enquanto a esposa estava mais de olho nas novidades das porcelanas, eu dei uma geral (e gostei) e visitei o Stand da Prefeitura local onde peguei um livreto bem completo com dados do município de tem muita história desde o Brasil colonial com exploração do ouro, da erva mate, do tropeirismo e por aí afora.

Acima, fotos ilustrativas que saquei da web

     No Stand da Prefeitura, notei dois paineis com um acervo de trabalhos escolares que me chamaram muito a atenção pelo valor cultural da iniciativa.
     Escolas públicas estimularam seus alunos a pesquisarem jogos de porcelana antigos da família que muitas vezes já vem de várias gerações.     Os alunos fotografaram as peças, identificaram o colégio, o aluno e deram um breve relato do histórico das peças.    Achei a iniciativa muito louvável.   

               fotos que tirei com o celular - trabalhos de escola citados

     Curiosamente o município de Campo Largo tem um "degrau" geográfico que demarca dois deferentes planaltos do nosso estado.   Tanto que a sede do município tem a altitude parecida com a de Curitiba, ou seja, ao redor de 950 m acima do nível do mar.   Já logo ali do lado, há o distrito de São Luiz do Purunã, no vizinho município de Balsa Nova, cuja altura chega a 1.270 m e tem, mesmo num olhar pela rodovia, uma vista enorme do entorno com serra e se avista a cidade de Campo Largo no planalto abaixo.    
     Como o município fica distante menos de 30 km de Curitiba, dia destes devo ir visitar a região lá com o mapa turístico em mãos e apreciar as paisagens.    Além disso, há também por lá marcas e edificações de colonos europeus com destaque para italianos.