Total de visualizações de página

Translate

domingo, 14 de abril de 2013

CAMINHADA INTERNACIONAL NA NATUREZA - COLOMBO - PR 14042013


                 
   
           Fotos:     por Poliana Lisboa

     Hoje, dia 14-04-2013, fizemos na parte da manhã a 7a. Caminhada Internacional na Natureza, o chamado Circuito Italiano com aproximadamente 12,1 km na zona rural do município de Colombo-PR.   Colombo fica na região metropolitana de Curitiba e em seu território se explora a mineração para extração de calcário para uso agrícola, mineral rico em cálcio e magnésio, ambos usados como corretivos de pH do solo das regiões Tropicais que em geral são ácidos inclusive por conta das chuvas abundantes.     Os solos ácidos são menos produtivos e a correção de pH com calcário melhoram muito os mesmos para uso agrícola.
     Na zona rural de Colombo é um município em lugar de altitude e ondulado, com morros cobertos em grande parte com a Mata Atlântica rica em espécies vegetais.   Muito verde por toda a zona rural.   O município recebeu no passado uma grande legião de imigrantes europeus, principalmente italianos, dos quais há muitos descendentes ainda praticando agricultura no local em pequenas propriedades rurais.    O que se vê de mais comum por lá são hortas comerciais com produção de repolho, alface, brocolis, couve-flor, vagem, beterraba, chuchu e outros legumes que ajudam a abastecer o CEASA de Curitiba-PR.
     Voltando um pouco à Caminhada em si, que faz parte da IVV Federação Internacional dos Esportes Populares que no Brasil é articulada com a ANDABRASIL Confederação Brasileira de Esportes Populares.    Nesta etapa em pauta participaram aproximadamente umas 230 pessoas, em geral grupos já acostumados a fazer tais percursos de diferentes locais do Estado.    
     Fizemos a adesão antecipada ao evento pela internet e chegamos ao local  da largada, uma Capela na zona rural, com um salão de festas anexo, onde foram servidos o café da manhã cedo e logo após a chegada da caminhada, na hora do almoço, uma caprichada refeição feita pela colônia italiana da zona rural local, com direito a frango com polenta, macarrão, verduras e legumes.   Tudo de primeira.
     A caminhada em si é feita por estradas rurais circundadas de áreas de chácaras, geralmente produtoras de hortaliças (chuchu, couve-flor, repolho, vagem, beterraba, etc.).    Muita mata Atlântica pelo percurso, com muitas araucárias, árvore símbolo do Paraná.    Durante o percurso, pessoal de apoio controlando o percurso e fornecendo água aos caminhantes.  Fizemos em família o percurso de 12,1 km das 9 da manhã até as 11 e 50 da manhã, o que esteve de bom tamanho, com direito a um pouco de chão molhado, meio escorregadio em alguns pontos e boas subidas e descidas para exercitar bem os músculos.   Valeu a pena e vamos aderir em outras ocasiões.     
     Por sinal, a Caminhada em pauta teve o patrocínio das seguintes entidades:  Emater-Paraná, Governo do Estado do Paraná, Anda Brasil, Rede Traf Turismo Rural na Agricultura Familiar e o Ministério do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal.
     Recomendo, pois é uma forma de exercitar, curtir a natureza, conviver com a cultura local, curtir o programa em família e ficar um bocadinho longe do sofá e da TV.   Vale a pena.

                        orlandolisboa6@gmail.com
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário