Total de visualizações de página

Translate

quarta-feira, 18 de abril de 2018

FICHAMENTO (PARTE) DO LIVRO - SAPIENS - DE YUVAL NOAH HARARI - ABRIL - 2018

FICHAMENTO - PARTE FINAL - SAPIENS -
 por: Orlando Lisboa de Almeida
333 – A bolha do Mississipi – Uma região de pântanos e crocodilos, nos USA. Uma companhia francesa investiu lá e cantava glorias do investimento. A França de então (1717) era forte e mais populosa que a Inglaterra. Em 1717 a Companhia do Mississipi (que tinha inclusive dinheiro de investidores públicos e privados da França) vendeu ações a 500 libras cada. Não demorou muito e as ações já estavam valendo 2.750 libras. Logo chegaram a 10.000 libras. Saltaram de 500 para 10.000 libras e depois começaram a cair. Os grandes investidores caíram fora logo que a coisa começou a desandar e perderam menos. Os pequenos investidores (amadores) se lascaram de vez e muitos se suicidaram por causa do prejuízo. O capital tem disso.
334 – “A bolha do Mississipi foi uma das crises financeiras mais espetaculares da história”. Enfraqueceu o Tesouro da França, desacreditou o Rei e repercutiu muito no país. Isto ajudou a Inglaterra a se tornar mais forte que a França de então. A Inglaterra com credibilidade conseguiu mais capital com juros menores que a França e aumentou seu poder. 
Metade do orçamento da França em 1789 no fim da monarquia era para pagar juros da dívida pública. Revoltou o povo e deu no que deu – fim da monarquia francesa. A dívida vinha crescendo desde longe e a Bolha lá por 1717 ajudou na derrocada da monarquia francesa.


O fichamento completo está no blog  www.resenhaorlando.blogspot.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário