Total de visualizações de página

Translate

segunda-feira, 30 de março de 2020

UM PRESIDENTE, UMA LAGARTA E AS FORMIGAS - março de 2020 (Sobre o covid 19 inclusive)

UM PRESIDENTE, UMA LAGARTA E AS FORMIGAS

Eu nasci na zona rural em Cerquilho-SP, Fazenda Vitória, filho de empregado. Até os dez na roça. É da natureza das crianças prestarem atenção em certas coisinhas da natureza. É da natureza das coisas, formigas acharem uma lagarta sem vida e verem nela uma baita oportunidade de reposição proteica. Então o que fazem as formigas. Sendo a lagarta umas dez vezes maior que elas, o trabalho tem que ser de equipe. Usar as catracas e botar força. Uma por todas e quase todas por uma. Quando digo quase, elas são movidas pelo instinto e não chegam a ter raciocínio. O negócio é tocar a vida sem maiores elocubrações aristotélicas nem platônicas.
Nessa tarefa toda, o esforço é tanto, que agarradas à lagarta por todo lado vão dando tudo de si no esforço de leva-la para o formigueiro. E a criança nota que EM CIMA da lagarta vai uma ou outra formiga fazendo um esforço danado com resultado anulado pois não ajudam e fazem aumentar o peso para as demais carregarem.
Salvo engano, hoje a lagarta da vez, apesar de ser uma alegoria, é a tarefa super pesada de administrar a questão do covid 19. Todos fazendo esforço e nosso mui digno Presidente em CIMA da carga, atrapalhando ao invés de ajudar. Atrapalha pelo peso e pela postura de não dar o exemplo de promover o distanciamento social tão importante nesta hora. Perdendo uma grande oportunidade de fazer um gesto de grandeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário