Total de visualizações de página

Translate

sábado, 12 de agosto de 2023

O ARGUMENTO ESTILO REI SALOMÃO - SOBRE A INVENÇÃO DO AVIÃO - SANTOS DUMONT

 

Era no ano de 1906 e estava fervendo em Paris a disputa para quem fizesse voo mais longo com equipamento mais pesado que o ar. Em várias partes do mundo tinha gente correndo atrás do desafio. Inclusive os USA com os dois irmãos Wright. O pessoal que se concentrava em Paris tinha até um Aeroclube que fundaram e mantinham e oferecia altos prêmios para quem saisse na frente. Voo de ao menos 100 metros e pouso sem acidente.
Santos Dumont com seu 14 Bis levou o prêmio e entrou para a história como o inventor do avião. Todas as tentativas dele eram feitas em público e nos concursos, jurados técnicos de alto nível.
Daí surgiu o rumor de que os irmãos Wright que faziam seus experimentos longe do público e do pessoal técnico, teria feito os voos antes do brasileiro.
No calor do debate no Aeroclube de Paris um dos inventores matou a charada. Se acaso os americanos tivessem mesmo equipamento que cumprisse com o regulamento do prêmio de 50.000 francos, poderia simplesmente se inscrever, ir lá, se apresentar diante do público e da banca de jurados e levar o prêmio e a fama. Por quê não o fez?


O episódio consta do livro que estou lendo, resenhando e publicando em oito capítulos de duas páginas cada no outro blog que é de resenhas. Livro: SANTOS DUMONT - O HOMEM VOA!
Autor: Henrique Lins de Barros.

no blog resenhaorlando.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário