Total de visualizações de página

Translate

sábado, 6 de novembro de 2010

PITANGUEIRAS - PARANÁ - A CIDADE DIGITAL

                                                                   foto: ***

     Antes de conhecer a jovem e dinâmica Pitangueiras, estudei com um cidadão daquela cidade, que ficou meu amigo.   Estudávamos na FECEA de Apucarana PR onde eu morava com a família e meu amigo Paulo Sergio, já funcionário da Prefeitura de Pitangueiras, fazia o curso de Administração em Comércio Exterior comigo, após ter feito na mesma faculdade o curso de Administração Pública.
     Eu sempre me interessei em assuntos da administração pública, porque acho que o poder público tem que prestar o melhor de si para os cidadãos.     E sempre conversava com meu amigo Paulo Sergio, que já tinha bagagem teórica e prática sobre o assunto e imagino hoje quanto mais de conhecimento ele adquiriu no ramo, já tendo feito até MBA.
     O meu trabalho acabou me levando algumas poucas vezes até Pitangueiras que fica perto de Rolândia, de Astorga, de Arapongas e mesmo de Maringá.   Cidade pequena, pacata e tudo em seu lugar.    Na zona rural, ainda tem bastante lavoura de café, cultura que foi no passado a semente que fez germinar a povoação que veio a ser Pitangueiras.   Consta que o município tem a maior produtividade de café por unidade de área no estado do Paraná.     Isto traz prosperidade ao povo do município.
     Fiquei sabendo que a prefeitura de Pitangueiras há tempos resolveu implantar um projeto inovador em termos de Paraná e, podemos dizer, até de Brasil.   Foi implantado um sistema bancado pelo poder público municipal, pelo qual a cidade tem o sistema wire less e assim todos têm acesso a internet sem fio na zona urbana em cem por cento da cidade.    Virou a Cidade Digital e não deixou por menos, colocando na rede mundial o seu site oficial do município, com direito a muitas informações sobre a cidade, no interesse da população.    Algo para servir de exemplo.
     Entrei no site de Pitangueiras e vi em destaque o IDH do município – o Índice de Desenvolvimento Humano.   Muito bom sinal, porque quem divulga o IDH é porque está preocupado de fato com sua população.   Basta ver que pouca gente toca nesse assunto e até foge dele na administração pública.   Ponto a mais para Pitangueiras.
     Tenho notícias de que Pitangueiras também conquistou o status de município livre do analfabetismo, o que tem que ser saudado e comemorado.
     Atualmente há verbas federais e mesmo estaduais para uma porção de finalidades e cabe aos municípios saberem o que querem de melhor aos seus cidadãos e elaborarem bons projetos.     Bons projetos dizem por si e são um grande passo para se conquistar verbas, às vezes até a fundo perdido.     Pitangueiras é craque nisso (show de bola, como diz o Luciano Hulk).      Por tudo isso e muito mais, sou fã da pacata, jovem e progressista Pitangueiras.       www.orlandolisboa.blogspot.com                                *** foto importada do site de Pitangueiras-PR

3 comentários:

  1. pois eh neh, bem q Apucarana poderia seguir este exemplo. internet tem q ser para todos
    :-)

    ResponderExcluir
  2. Orlando, segundo outdoor na entrada da cidade, Pitangueiras tem a maior produtividade de café do "Brasil". E estamos, modestamente, contribuindo para esta estatística.
    Estou te mandando a foto, por e-mail, para você colocar no blog e divulgar, pois o que é bom tem que ser mostrado. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. gostei das informações desta cidade pois estou pensando em me mudar pra mais perto de arapongas mas numa cidade pequena.valeu gostei

    ResponderExcluir