Total de visualizações de página

Translate

sexta-feira, 9 de março de 2012

UMA BREVE HISTÓRIA DA QUENGA - DIRETO DE MACEIÓ




             
                                foto de    hotfrog.com.br para ilustrar o texto 
     Um passeio para ter menor risco de imprevistos, sempre é bom ter por trás, uma boa empresa de turismo com gente capacitada e um roteiro bem planejado.   Ora pois!    Guia de turismo tem a obrigação de estudar os aspectos históricos do lugar visitado e muito mais.    Enquanto passeia com os turistas, o guia vai explicando aspectos pitorescos do lugar.   Nesse contexto, veja a explicação que ele deu para o termo Quenga na forma que nos chegou pela TV em rede nacional.    Quenga ficou sendo sinônimo de prostituta.  
     Ele disse que as casas primitivas do interior de Alagoas em particular e de vasto território do Brasil eram feitas de taipa, onde se usa madeira nas paredes e barro.    Pois bem.   O barro era amassado com os pés e muito comumente em mutirão.   Para dar ritmo ao trabalho e torná-lo mais agradável, o pessoal passou a usar a cuia do coco cortada ao meio para bater uma parte contra a outra, fazendo aquele barulhinho no ritmo.   Essa cuia se chama quenga no Nordeste.  
    Acrescentou o guia que as escolas colocaram no currículo o estudo do folclore regional e em certo tempo os alunos levavam duas quengas para dançar o coco nas aulas de folclore.     Como já diz a letra do Rei do Baião:    "Toda menina quando enjoa da boneca é sinal que o amor..."     Pois de vez em quando, alguma menina zarpava da aula e saia pelas ruas atrás dos seus namoricos mais ou menos apimentados.   Vai daí que a vizinhança botava reparo e dizia:    Lá vai a outra com suas quengas ladeira abaixo.   Assim as quengas (cuias) do coco emprestaram o nome às que gostavam de gazetar aulas e dar seus pulinhos por ai.      


                                  orlando_lisboa@terra.com.br

Um comentário:

  1. Meu Amigo Trovador, sou da Terra mas não tinha ou não lembrava da origem do termo quenga. Que legal.
    ItalCEara

    ResponderExcluir