Total de visualizações de página

Translate

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

LUGARES E CULTURAS DIFERENTES - TAPEJARA-RS

     Viajar sempre é muito agradável e é comum haver surpresas, pois acabamos tendo contato não só com novas paisagens, mas com outras nuances dos elementos da cultura regional.  Alguns exemplos para um paulista do interior que vive há décadas no interior do Paraná e viaja para SC e RS e vem parar em Tapejara, por sinal uma cidade pequena, jovem e pujante.   Solo roxo, solo rico, produtor de grãos e riqueza.     Nem setenta ano como cidade e já tem lá sua história.  
     Algumas coisas pitorescas que vi por aqui e que acabam sendo destaque por serem diferentes do nosso referencial. Uma diferença é o fato do pessoal aqui na cidade fechar o comércio na hora do almoço e numa região de clima frio, vem a calhar.   Quem quiser fazer compras, que compre antes ou depois do almoço, pois!
     Outra coisa é o tal fogão econômico ou fogão de lenha, metálico, comum nas lojas que vendem a linha branca por aqui.   São fogões em que se coloca lenha em pequenos pedaços no fogão e as panelas ficam sobre uma chapa de ferro grosso.  Costume do tempo dos colonos europeus por aqui, ainda é adotado em algumas casas no sítio e mesmo em muitas casas na cidade que mesmo tendo para uso diário o fogão à gas, não dispensam o fogão da tradição da família e tem em um canto próprio o fogão a lenha para algum uso especial.
     Outra está ligada à cultura regional, que por aqui é bem forte.  Meio mundo toma seu chimarrão e até no saguão do hotel tem uma cuia já preparada com erva e a bomba e a garrafa térmica com água quente.  É sentar (se abancar) e entrar na vez.   Tomar até "roncar" a cuia - acabar a água da cuia - como manda o figurino da tradição.
    Para finalizar a fala de hoje, tem aqui em cartaz no momento o show com o Porca Véia.    Pois é um gaiteiro dos bons por aqui e que toca inclusive em muitas outras regiões, já que os CTG Centro de Tradições Gauchas estão espalhados Brasil afora.    Não é só em CTG que se ouve o Porca Véia que está em N videos do Youtube com sua arte.  

    Isto por hoje.                      orlando_lisboa@terra.com.br

Um comentário: