foto de: www.pordosoltur.com
Fomos a Fortaleza-CE através de uma agência de turismo e me lembro de uma observação interessante do meu agente de turismo onde compro as passagens: Turismo é coisa séria e nós trabalhamos duro, com responsabilidade para que os turistas passeiem tranquilos, sem sobressaltos. Acho que é bem assim.
Ao chegar ao aeroporto local, como de praxe das agências de turismo, tinha gente da agência com uma Van nos esperando para o city tour e nos deixar no hotel reservado. A agência de turismo que utilizamos tem guias muito bem preparados, que inclusive conhecem a história do lugar a ao fazerem o city tour, vão nos dando dicas das particularidades do lugar.
Fica de cara uma dica importante, pois nós pegamos o lado "não" da maré para ver melhor as piscinas naturais da costa cearense. Ocorre que há períodos em que o mar está mais baixo e se formam verdadeiras piscinas naturais perto dos recifes que ficam próximos da costa marítima. Isto dá para se saber com antecedência e se a pessoa conseguir fazer o passeio nas datas quando a maré está mais favorável, o passeio pelas piscinas naturais fica melhor. Se bem que mesmo na maré desfavorável, ainda tem alguns lugares onde dá para curtir piscinas naturais afastadas mais de mil metros da costa, com acesso por barco e que tem profundidade menos que 1,5 metro e dá para curtir como se estivesse na praia. A Praia da Bruna é assim.
Um pouco de Fortaleza que nos foi passado pelo guia turístico durante o city tour: A cidade tem ao redor de 3 milhões de habitantes. O Ceará teve pouco escravo negro e foi um dos estados a abolir o trabalho escravo antes dos demais. Segundo o guia, havia restrições para os não portugueses explorarem as melhores terras de mata atlântica do litoral cearense e então imigrantes como árabes, judeus e outros mais, se embrenharam pelo sertão e conseguiram sucesso junto com o povo local. A cidade de Sobral-CE segundo consta tem ao redor de 200.000 habitantes e tem até metrô de superfície e um Portal parecido com o de Paris.
Em Fortaleza muitas construções do início da colonização perto da costa eram voltadas para o continente e não de frente para o mar. Consta que para o povo de então, o mar era risco de ataque de inimigos, incerteza, mistério.
Os holandeses tentaram colonizar a região, mas foram "indenizados" e banidos pelos portugueses e partiram para as Antilhas em busca de terra propícia para o plantio da cana e a produção de açúcar.
O guia disse que José de Alencar colocou o nome de Iracema em seu livro, para representar a América, pois as duas palavras tem praticamente as mesmas letras, meio invertidas.
Ao longo de uma semana, fizemos uns cinco passeios programados por praias da região e também visitamos na cidade de Fortaleza, alguns pontos turísticos como o Mercado, o Dragão do Mar (centro cultural), o Palácio do governo e ao lado do mesmo o mausoleu em homenagem ao Presidente Castelo Branco.
Vou fazer uma série de pequenas matérias sobre as curiosidades que vimos e ouvimos pelo Ceará.
ResponderExcluir