fotos nossas
A distância de Curitiba-PR até o Balneário de Camboriu-SC fica ao redor de 250 km pela rodovia BR 101. A estrada está praticamente duplicada no trecho, mas ainda há obras em algumas pontes (duas ou três) e nesses lugares, em feriadão, a coisa fica bastante morosa. Mesmo sabendo da proeza, como fazia algum tempo que não íamos para aquelas bandas, combinamos com nossos compadres e fomos passar o feriado que caiu na sexta e que emendamos com o fim de semana, com retorno na segunda feira.
Na ida na sexta, colocamos o carro na estrada as quatro da matina, mas ao ir chegando à BR na periferia de Curitiba o trânsito já estava intenso e lento. Durante o trecho, antes da divisa PR-SC já pegamos um congestionamento que durou mais de uma hora parado. E assim foi, com parada e lentidão principalmente em obras de duplicação de umas duas ou três pontes no trecho. Lembrar que já faz tempo que a estrada no trecho está duplicada e não dá para entender por que ainda as pontes tão estreitas que são, ainda não tinham sido duplicadas. Mas o fato que seis horas depois da saida, lá estávamos nós dando entrada no apartamento em Balneário Camboriu-SC.
Pegamos um fim de semana sem chuva, com algum sol e tempo quase sempre nublado. A água do mar estava um bocadinho fria, mas havia gente de monte curtindo a cidade e a faixa de areia da praia, já que entrar no mar estava para os "fortes". Sempre tem aqueles que encaram a água como está e pronto.
Num dos dias, além da praia em si, fizemos uma caminhada no sentido norte da praia onde entre o morro e o mar há uma passarela de madeira bem construida, através da qual dá para chegar à pequena Praia do Buraco. A praia é muito bonita, água limpa, areia grossa e ondas um pouco fortes, mas que dá para encarar. Havia pouca gente por lá porque a caminhada não era pequena.
A vista da passarela é muito linda. Na praia do Buraco tem um Resort grande e encravado no meio da mata atlântica, com acesso à praia.
Boa caminhada, várias fotos e depois voltar para o almoço na cidade.
Numa outra caminhada, fomos até o final sul da praia (que tem uns sete quilômetros) onde há um trapiche relativamente novo que eu ainda não conhecia. As vezes anteriores que por lá estive ainda não havia o tal trapiche que é bonito e do qual também há uma bela vista da cidade e do mar.
No dia da volta, novo congestionamento, mesmo voltando na segundona "braba", depois de passado o feriado. Acho que muitos pensaram como nós e ficamos na "linha burra". Foram seis horas também na volta, só que desta vez fizemos um desvio em Joinville, pegando à esquerda a estrada que sobe a serra rumo a Dona Francisca no rumo de Rio Negrinho. Antes desta cidade, rumamos à direita e saimos pela região de Araucária e viemos tornar a Curitiba sãos e salvos. Foi um belo passeio, tendo como companhia nosso casal de Compadres Antonio Carlos e Cida Mariani. Valeu a pena!