Total de visualizações de página

Translate

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

UMA LIÇÃO DA DRA. ZILDA ARNS - PASTORAL DO IDOSO - EXERCÍCIO DA CIDADANIA (dezembro/2020)


OBS de leitor: Sobre essa de se desligar um pouco da TV. Me recordei de um depoimento da Dra. Zilda Arns, proferida em Maringá PR pouco tempo antes da morte trágica dela no terremoto no Haiti. Ela que foi fundadora da Pastoral da Criança. Ela foi falar sobre a Pastoral do Idoso que foi um desdobramento natural da pastoral da Criança.
    As mulheres voluntárias da Pastoral notavam que era comum nas casas assistidas, haver três gerações. Avós, pais e crianças. E as voluntárias notavam que na pobreza, as pessoas acabavam dando mais atenção para a criança e os idosos ficavam em segundo plano, às vezes mais carentes. E surgiu a ideia de se criar a Pastoral do Idoso. Só que as voluntárias tinham em geral um perfil mais voltado para atuar com crianças e descobriram que teriam que prospectar voluntárias específicas com vocação para dar atenção aos idosos. Assim nasceu a Pastoral dos Idosos. E desta, ela relata algo curioso que vem se ajustar ao discutido sobre TV.             Numa pequena cidade do interior, os que trabalhavam com idosos faziam reuniões periódicas com estes e promoviam dinâmicas de bate papo, de integração com jogo de dama, bingo e similares, tirando o pessoal da TV e levando eles a interagirem na comunidade.
        Eis que um dia, tiveram a ideia de ir até a Câmara de vereadores assistir umas sessões. Lá viram aqueles da geração dos seus filhos, mais estudados que eles, fazendo e falando coisas que não tinham a ver com o bem comum. Aí só a presença deles na Câmara já mudou muita coisa. E isto ficou como um caso para reflexão. Há caminhos e caminhos a trilhar quando se tem preparo, vontade e criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário