Total de visualizações de página

Translate

segunda-feira, 22 de julho de 2013

DICAS QUE FORAM REPASSADAS EM CURSO DE CULINÁRIA

DICAS QUE FORAM REPASSADAS EM CURSO  DE CULINÁRIA
     Anotadas por Orlando Lisboa de Almeida         20-07-2013

     Fiz um cursinho intensivo de Culinária Trivial no SENAC com o intuito de fazer uma parceria mais justa com a esposa, já que agora estou aposentado e tenho mais tempo em casa.  São vinte e uma horas de aula teóricas e práticas distribuídas na parte da manhã de sete dias úteis, com direito a almoçar com sobremesa o que acabou de ser feito em sala.   Bom também!
     As dicas gerais que consegui anotar da forma que entendi e ainda não testei mas com certeza vou testar tudo na primeira ocasião que ocorrer e será breve.
     1 – Feijão e o componente fitato.    O fitato é um componente do feijão que é considerado anti nutricional, pois teria dois efeitos negativos.   Causa gases intestinais e retem sais minerais que deixam então de serem aproveitados pelo organismo.    A dica para contornar isso é deixar o feijão um tempo de molho e jogar a água fora, pois com ela muito do fitato é eliminado.
     2 – Molho ao Sugo -   Ao fazer molho de tomate, uma das formas de reduzir a acidez do tomate é ralar uma cenoura (ralar para reduzir o tempo de cozimento desta) e misturar com os tomates.   Assim reduz a acidez do molho.
     3 – Soro do Creme de Leite.    O creme de leite de lata costuma ter um teor de soro.  O creme de caixinha longa vida em geral não dá para separar soro.    Então no caso do creme em lata, coloca-se a mesma na geladeira por um certo tempo e assim o soro fica fácil de separar.    Abre-se em seguida a lata, coloca-se uma colher numa lateral da mesma até o fundo e ao abrir um pequeno espaço, o soro aparece.   É virar a lata com jeito, apoiando o creme na colher e o soro é separado.
     4 – Quebrar os ovos -   Um cuidado é não quebrar já em cima da mistura em elaboração, pois se o ovo estiver estragado, poderia perder os outros ingredientes.   A orientadora quebra o ovo, com um dos dedos encosta na clara e puxa.   Se a clara está viscosa, o ovo é novo.   Se  o ovo está velho, a clara fica aguada e não se recomenda usar. 
     5 – Suco aberto em geladeira -   Ela tem etiquetas auto adesivas e costuma marcar a data de validade de cada produto já aberto e usado parcialmente  para depois guardar na geladeira.   Cada produto já tem no rótulo quanto tempo dura fechado e depois de aberto.    Achei uma solução prática e que todos podem adotar em casa até para segurança na alimentação.
     6 – Arroz integral -   É mais saudável porque contém na película externa um teor maior de proteínas, etc.    Mas demora mais para cozinhar e a dica é:   Lavar antes, deixar escorrer e secar um pouco e ao preparar, não “fritar” o arroz no tempero.   Frita-se o tempero, coloca-se um tanto de água quente, coloca-se então o arroz e ajusta o tanto de água.   Assim o arroz cozinha de forma adequada.  
     7 – Tampas de vidros com rosca -   é comum a pessoa ter dificuldade de abrir vidros com alimentos como azeitonas, palmito,etc.   Ocorre em parte porque o produto pode ter um vácuo interno que dificulta a abertura.    Há no mercado (só conheço um tipo – da Tramontina) um aparelho muito simples que tem algo como um aro com duas alças sendo que se prende a tampa e as alças fazem alavanca, facilitando a abertura.   Uma busca na internet ajuda, vendo o desenho do aparelho, cujo preço é módico.
        (toda rosca aperta no sentido horário e solta-se no sentido anti horário)
     8 – Batata inglesa ou batatinha -  A da casca rosada (Asterix) teria teor maior de amido e seria melhor tanto para batata frita como nhoque, etc.
     9 – Desenformar pudim -   O pudim comumente é feito numa forma que previamente recebeu uma camada de caramelo.     Se após pronto e frio o pudim estiver meio difícil de sair da forma, a instrutora recomendou (e adotou) o sistema de ligar a chama do gás, colocar as laterais do pudim para dar uma aquecida rápida e o caramelo amolece e o pudim fica mais fácil de sair da forma.
     10 – Derreter chocolate em barra para preparo de alguns pratos.     No microondas, corre-se o risco de passar do ponto e se queimar o chocolate, mesmo ligeiramente, este fica perdido.    Uma dica é aquecer bem um tanto de água e depois colocar em banho Maria o chocolate em uma vasilha sobre essa água quente.    O chocolate derrete sob sua supervisão e em segurança.      
     Espero que as dicas, que para muita gente pode ser coisa básica, mas para muitas pessoas podem ser de valor.    

     

2 comentários: