Total de visualizações de página

Translate

sábado, 23 de abril de 2011

A CIDADE TURÍSTICA DE TREZE TÍLIAS - SC (ORIGEM TIROLEZA)


     Estivemos pela segunda vez visitando a simpática cidade turística de Treze Tilias-SC que fica no vale do Rio do Peixe, perto de Joaçaba-SC.    A cidade foi colonizada por povo originário da Áustria, mais precisamente da região do Tirol.    A cidade tem dentre suas atividades  o turismo e a infra estrutura local é bem adequada pelo porte da cidade, com belos hoteis, restaurantes e até umas choperias que vendem o chopp artesanal de fabricação local.    Muitos prédios públicos, comerciais e residenciais com o estilo da Áustria para preservar a cultura do povo.   
    A prefeitura local dá isenção de imposto para pessoas que constroem suas casas dentro do padrão da cultura austríaca.  
    Muitos jovens da cidade vão passar uma temporada na Áustria , estudam e trabalham por lá por uns tempos e depois voltam para a cidade para se estabelecer em alguma atividade local, às vezes em empreendimentos por conta própria com as economias reforçadas pela temporada de trabalho no exterior. 
     Na vez anterior que estivemos em Treze Tílias, além do café colonial, assistimos a uma apresentação de dança típica do Tirol, feita pelo povo local em trajes típicos.
     Quanto ao nome da cidade, vem de uma planta que segundo consta é muito comum na Europa e que deu nome à cidade.   Há exemplares da planta na cidade e algumas delas com plaquinhas indicando que aquelas plantas são as que inspiraram o nome do local.
     Visitar Treze Tílias é um prazer e uma aula de cultura.   Tudo isso cercado de muito verde pois a região é montanhosa e tem muita floresta preservada.  Vale a pena!
    

3 comentários:

  1. ainda hoje sonho com aquele café colonial bjo pai estou com saudades
    .

    ResponderExcluir
  2. treze tilias realmente eh um charme! vale a pena conhecer... bjsss

    ResponderExcluir
  3. Venham conhecer à cidade antes que acabe o turismo. Vejam a polêmica da demolição do antigo Hotel Áustria, nos noticiários e blogs na internet que tratam do assunto.

    ResponderExcluir