Total de visualizações de página

Translate

domingo, 17 de abril de 2011

TOUR RELÂMPAGO EM CURITIBA

           Foto do site  arqtodesca.blogspot.com

    Fui a Curitiba na sexta para uma reunião no sábado.   Como cheguei na cidade não muito depois do almoço, aproveitei a tarde para dar uma caminhada a pé ali pela região do hotel, que fica atrás do teatro Guaira.    Logo por perto, descobri a Capela Santa Maria, que fica quase na esquina com a Praça Santos Andrade.     Era um colégio enorme ali e no complexo do colégio havia uma Capela.   Atualmente o Colégio funciona em outro local e o prédio foi restaurado, incluindo a Capela, que agora é um auditório adaptado para apresentações.   Ao que consta, a Camerata de Curitiba faz seus ensaios por lá.    O espaço cultural local tem portaria com vigilância e tudo está bem cuidado.       No pátio interno, algo como uma pracinha, com floreiras muito bem cuidadas.   
     Logo na frente da Capela, o Espaço Cultural da Caixa.    Fui lá e estava exposta uma coleção de trabalhos do artista francês  Zaven Paré.  O nome da mostra é Cyber Arte.      Vi a exposição que no mínimo é inusitada.  Gostei.    O bom é ir lá e conferir, mas se a pessoa quiser mais detalhe, dá para ter um "tira gosto" pelo site    www.caixacultural.com.br   e procurar pelo PR.
     Em seguida, uma passadinha pelo velho predião da Federal, imponente como sempre, com a moçada sentada nos degraus da escadaria.    Entrei lá, dei uma volta pelo térreo e achei até uma cantina que vendia vários tipos de café.   Tomei um e depois continuei meu tour.
    Com uma dica da  curadora da exposição do Espaço Cultural da Caixa, fui ver o Paço da Liberdade, o prédio que já foi sede da prefeitura de Curitiba no passado e também já foi museu até pouco tempo atrás. O  prédio é do início do século passado e é muito lindo, principalmente agora que foi restaurado com apoio total do Sesc Paraná.   É o próprio SESC PR que está cuidando do prédio e das suas atividades culturais.    Lá tem lanchonete com piano, café, biblioteca, internet, mas o principal para mim foi a magestade do prédio com suas janelas e sacadas, assoalho de madeira, escadaria de madeira com colunas entalhadas.   Nota dez  para o SESC.   Alguém tinha que cuidar daquele espaço!
     O prédio fica perto da Praça Tiradentes e bem perto da Catedral de Curitiba.

2 comentários:

  1. nossa, e pensar q eu morei pertinho do paço da liberdade tantos anos e nunca pude entrar lá!!! dpois q fui embora é q terminou o restauro! quero mto ir lá conhecer
    a capela santa maria tb eh uma coisa a parte. está maravilhosa, e assistir um concerto ali é realmente emocionante. bjsss

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!

    Muito boa essas informações.
    E uma iniciativa espetacular do Sesc, de cuidar de patrimonios como o Paço da Liberdade.

    ResponderExcluir