Total de visualizações de página

Translate

terça-feira, 6 de março de 2012

MACEIÓ TEM ESTÁTUA DA LIBERDADE TAL QUAL NY, OXENTE!!

                        a foto é do site   www.eujafui.com.br


          Pois é.   Fazendo um city tour em Maceió, capital de Alagoas, eis que deparo com uma estátua que é uma réplica em tamanho menor, da estátua da Liberdade, daquela que tem em NY.    Pois segundo consta, esta de Maceió, que fica na Praça Dois Leões, em frente ao Porto de Maceió e tendo ao fundo o MIS Museu da Imagem e do Som da cidade, foi feita na mesma fundição e também é do mesmo autor da estátua de NY.  O criador da estátua seria Frédéric Auguste Bartholdi.      
     Esta de Maceió, segundo a literatura, tem mais de cem anos e está lá fazendo parte do patrimônio arquitetônico da cidade que tem inclusive obra do nosso Oscar Niemeyer na avenida da orla marítima, na praia de Pajuçaras, região central da capital alagoana.    Esta obra é o Mausoléu do ilustre político Teotônio Vilela, que foi um lutador, ao seu modo, pela democracia neste chão.   É isso aí!

orlando_lisboa@terra.com.br

3 comentários:

  1. Curtir o sol, o sal e o céu de Maceió, como diz inclusive uma musica deles também curtimos. Mas não deixamos de lado uma olhada para o lado da cultura deles, incluindo seus monumentos. Ora pois!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante! Parabéns pelo blog!
    Manu

    ResponderExcluir
  3. O texto ficou meio embolado. São duas obras. Uma antiga, a da estátua da Liberdade. Em outro local, na orla, obra recente no Niemeyer, o Mausoleu de Teotônio Vilela. Ambas são belas obras com arquitetura e história...

    ResponderExcluir