Total de visualizações de página

Translate

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

OS CARTAZES DAS DOZE SEDES DA COPA DO MUNDO 2014 NO BRASIL


Autor:  Orlando Lisboa de Almeida

     Este artigo pretende levar alguma informação ou mesmo abordar aspectos peculiares de cada região do Brasil que vai receber jogos da Copa do Mundo 2014 de Futebol.
     As doze sedes (capitais de estados) são: Natal, Salvador, Brasilia, Cuiabá, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Manaus.
     Tendo em vista que muitas pessoas de várias partes do mundo estão procurando na internet dados sobre a Copa do Mundo no Brasil, vou tentar falar um pouco sobre cada sede e a relação que há entre cada cidade-sede e os desenhos dos Cartazes que estas escolheram para representá-las.       A costa do Brasil com o Oceano Atlântico deve ter ao redor de sete mil quilômetros de Norte a Sul.    As cidades sede ficam nas regiões mais populosas, sendo que a maioria destas está na orla do mar.  São os casos, na ordem de Norte a Sul,  de Fortaleza, Recife, Natal, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
     Próximas da costa marítima estão as cidades de São Paulo , a mais populosa do País e Curitiba.  Mais para o interior do País vem Belo Horizonte, depois Brasilia (capital federal) que fica no centro do Brasil.    Na região Oeste temos Cuiabá e no Norte, na vasta planície da Amazonia brasileira está Manaus.
     O que cada Cartaz destacou sobre a respectiva cidade sede pelo que eu vi e que entendi que merece comentário na busca de esclarecer:
     Fortaleza -  Cidade que tem praia.   No Cartaz há elementos de praia, edifícios e o estádio onde serão os jogos da Copa.
     Recife -   No cartaz, um dançarino de frevo que é uma dança típica da região.  Na mão, um pequeno guarda chuva específico para a coreografia da dança do frevo e no pé a bola de futebol.
     Natal – No cartaz, um goleiro do futebol e a bola, ambos estilizados.
     Salvador – O elevador Lacerda, uma obra histórica que é um ícone da cidade.  Estilizado no cartaz como um canto da trave do gol, com rede e uma bola no ângulo.  Muito criativo no meu ponto de vista.
     Rio de Janeiro -  Estilizados a cabeça de um atleta do futebol com a bola e sobre elas, relevos que lembram o morro do Corcovado e o Pão de Açucar, este que abriga a estátua do Cristo Redentor que é o ícone do RJ.   Não fica muito clara essa representação para o grande público.
     Porto Alegre -  Estilizado, um pé de jogador de futebol com sua chuteira.  Chão com elementos estilizados.  No canto, um prédio histórico da cidade de Porto Alegre.
     São Paulo -   Um close da metrópole com seus edifícios e um ângulo de visão de baixo para cima, sendo que na posição celeste, uma bola de futebol estilizada nas cores azul clara e branca.
     Curitiba -    (cidade onde resido)  Uma árvore chamada Araucária estilizada, tendo nas pontas dos galhos, no lugar dos frutos, bolas de futebol.    Os frutos da araucária são de médio porte (diâmetro em torno de 20 cm) e dentro destes, os pinhões que são as sementes comestíveis muito apreciadas.
     Belo Horizonte -   Pássaros coloridos (cor nacional e do estado de Minas Gerais) e a igreja de São Francisco, uma das obras do nosso arquiteto maior, Oscar Niemeyer.  Ao fundo, o estádio do Mineirão que será o palco local dos jogos da Copa.
     Brasilia -  A catedral de Brasilia estilizada e um jogador de futebol em posição de chutar a bola.   A Catedral de Brasilia também é obra do Arquiteto Oscar Niemeyer.
     Manaus -   Uma trave de futebol estilizada, destacando o ângulo da trave e no lugar da “coruja” (ave)  que costuma pousar na trave quando não há jogos, um casal de Araras vermelhas, aves de destaque na fauna da Amazônia brasileira.   Mais um belo e criativo Cartaz, por sinal.
     Cuiabá -    Um dos destaques é a ave chamada de Tuiuiú que é um símbolo da região do Pantanal.    Também entre outros elementos, aparece uma bola de futebol e nela o desenho do mapa do estado do Mato Grosso.

OBS:   Para ver os Cartazes, acessar:  https://www.google.com.br/search?q=cartazes+das+cidades+sede+da+copa+2014&rlz=1C1FMRB_enBR496BR520&espv=210&es_sm=122&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=v-OpUs-dGNTMsATK0oDICw&ved=0CDsQsAQ&biw=1350&bih=614    

Um comentário:

  1. Os cartazes das Doze Cidades Sedes da Copa do Mundo 2014 a ser realizada no Brasil estão no site da Fifa conforme segue: http://pt.fifa.com/worldcup/destination/posters/

    ResponderExcluir