Total de visualizações de página

Translate

sábado, 6 de setembro de 2014

TURISMO - RECIFE - CENTRO HISTÓRICO (BRASIL)



Fotos by: Sonia Forsetto.   Acima - Santander Cultural, Associação Comercial e Centro Cultural da CAIXA.    Abaixo, Palácio das Princesas

    O nosso passeio pela costa pernambucana foi programado para quatro dias em Porto de Galinhas e quatro dias em Recife e Olinda e assim foi feito.   Já fiz neste blog três matérias, na ordem das visitas, sendo uma matéria de Porto de Galinhas, outra da Praia dos Carneiros e uma terceira de Olinda.   Estávamos em Recife no dia do sepultamento do Eduardo Campos, que era candidato à presidência da república.     Curioso que por lá o pessoal inclusive soltou fogos no evento, coisa não usual na minha região, mas cada um dentro da sua cultura.
     Optamos para nos deslocar do hotel em Boa Viagem (praia de Recife) até o Centro histórico de ônibus.   Saltamos perto do chamado Marco Zero, beira mar.   Farei alguns comentários sobre alguns lugares mais marcantes que visitamos, ao nosso ver.
     MARCO ZERO - fica ao lado do mar e de lá dá para ver numa elevação no mar umas obras de arte altas, da autoria do recifense Brennand segundo consta.     Alguns dançarinos de frevo com aquele guarda-chuvinha colorido próprio para  a dança prontos para alguns passos da dança e fotos com os turistas.   Não dá para resistir.
     PREDIO DO SANTANDER CULTURAL -  Em frente ao Marco Zero, com vista para o mar, um prédio muito bem conservado que atualmente é um Centro Cultural.   Estava aberto, mas optamos por não visitar por dentro pois se assim fizéssemos, não conseguiriamos ver de forma mais ampla os atrativos locais que são muitos.
     PRÉDIO DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL - (de 1913).    Uma bela obra arquitetônica e bem conservada.
     PRÉDIO DO CENTRO CULTURAL DA CEF -  Este prédio já abrigou a Bolsa de Valores da região no passado.   Também só visitamos por fora para ganhar tempo.
     No Marco Zero, em tempo, uma imponente estátua do Barão do Rio Branco, ícone da nossa diplomacia de todos os tempos, negociador que foi para que o Brasil conquistasse territórios como o ACRE e o AMAPÁ.
     TORRE MALAKOFF -  Um prédio alto que foi um Observatório Astronômico.     O nome do observatório leva uma homenagem a um grupo de russos que sofreram em um episódio no passado.  A Torre Malakoff deve ser do final do século XIX.    Bem conservado, serve inclusive como mirante, ao lado do Marco Zero, com vista para o centro histórico e para o mar.
     PASSO DO FREVO -  O local é um prédio antigo, muito bem conservado, dedicado ao frevo, que é a dança típica de destaque no Recife.
     SINAGOGA KALAI ZUR ISRAEL  -  Consta que foi a primeira sinagoga das Américas.   Um prédio discreto onde, segundo consta, funciona atualmente o arquivo judaico do Pernambuco.    No tempo dos holandeses por aquela região (1630-1654), não católicos, tinham tolerância por outras religiões e isso facilitou para que os judeus que atuavam no comércio local (inclusive dos engenhos e do açucar) edificassem a Sinagoga.    (Século XVII portanto).
    MONUMENTO AOS AVIADORES SACADURA CABRAL E OUTRO - Fizeram em 1922 a proeza de voar do Recife à Europa.   O monumento teria sido com apoio do governo português.
     IGREJA - CAPELA DE N.SRA.DA CONGREGAÇÃO MARIANA -  Se chama capela, mas é uma igreja grande, imponente e consta que na original é de 1689.
     MERCADO SÃO JOSÉ -  Um bem organizado mercado popular onde tem de tudo um pouco, inclusive do artesanato local e regional.   O prédio é de 1816.   
     IGREJA DE N.SRA.DA PENHA - (1870/1882)   Uma igreja bem conservada, com fachada pintada de rosa e branca.
     PALÁCIO DA JUSTIÇA (FORUM)  -  Um prédio antigo, muito bem conservado, que funciona como Forum e fica em frente a uma praça, tendo do outro lado da mesma, o Palácio das Princesas que é a sede do Governo do Pernambuco.
     NA PRAÇA - ESTÁTUA DE MAURÍCIO DE NASSAU -  A serviço da Holanda, foi o governador do domínio holandês na região do Pernambuco açucareiro com sede em Recife.
     PÉ DE BAOBÁ  -  Na praça em frente ao Palácio das Princesas e o Forum, há um imponente pé de baobá, árvore típica africana popularizada pelo autor do livro O Pequeno Príncipe - Exupery.
     PALÁCIO DAS PRINCESAS -  Atual palácio do governo do PE.   O nome segundo consta vem do fato de que, na passagem de Pedro II por lá, as princesas passearam e brincaram nos quintais do citado palácio.    Entramos no saguão de entrada e só não deu para visitar o palácio de forma mais ampla porque era feriado pelo sepultamento, no dia anterior, do Eduardo Campos que morreu em acidente aéreo durante a Campanha Presidencial 2014.   ( O palácio foi construido em 1841)
     O Palácio é muito bonito, amplo e bem conservado.  Vale a pena a visita.
     TEATRO SANTA ISABEL -   Em frente à mesma praça do Palácio e do Forum.   Avistamos de passagem e não chegamos a visitar o prédio em si.
     FORTE DAS CINCO PONTAS -   Eu gostaria muito de visitar esse forte que é amplo e muito bem conservado pelo que se vê nas fotos, mas não deu tempo e ficava um pouco fora do centro histórico que foi percorrido à pé.   Ao retornarmos de ônibus, passamos ao lado do Forte que realmente se destaca com sua arquitetura e solidez.
     PONTE MAURICIO DE NASSAU -   Uma ponte imponente no lugar onde houve outra dos tempos da colonização holandesa.


     

Um comentário:

  1. Pelo visto é um centro histórico muito bem preservado. Temos mesmo q valorizar nossa história

    ResponderExcluir