Total de visualizações de página

Translate

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

A FANFARRA DO BENTÃO - BENTO MOSSURUNGA - UMUARAMA - PR

A FANFARRA DO BENTÃO - BENTO MOSSURUNGA - UMUARAMA - PR  - ANOS 70/80
Orlando Lisboa Almeida
Como já disse em crônicas anteriores, cheguei em Umuarama em 1977, aos 27 de idade, morando numa república. Nesses tempos era bastante comum o desfile de fanfarras dos colégios em datas comemorativas, principalmente o Sete de Setembro e o dia do aniversário da cidade. Curiosamente, coincidência ou não, era época do regime militar e parece que eram incentivadas as fanfarras nesse tempo. O fato mesmo é que estas marcaram época, havia festivais/concursos de fanfarras e tudo o mais. No meu tempo de colegial toquei percussão (surdão) numa fanfarra na grande São Paulo.
Pois em Umuarama havia no fim da década de 70, início da década de oitenta, várias fanfarras de colégios e as que mais me lembro eram a do Colégio Estadual e a do Bento Mossurunga. Parece que os estudantes do Bentão eram vistos de certa forma como pessoal da periferia e isso era um desafio a mais para eles ensaiarem muito bem a fanfarra e entrarem na avenida com tudo. Era de tremer o chão!

     Lembrando que Bento Mossurunga foi um renomado músico de sua época (Maestro Bento Mussurunga). Compos muitas músicas, inclusive a do Hino do Paraná, cuja letra é de outro autor. E em relação à Fanfarra do Colégio Bento Mossurunga, vale destacar que a Professora Odete Mossurunga participava firme e forte na coordenação da fanfarra nos desfiles na Avenida Paraná em Umuarama. Raça total.
 Pena que não tenho fotos disso tudo, mas espero que alguém tenha e poste a foto aqui no nosso Umuarama Memória. Quem tocou numa fanfarra guarda grata recordação desse tempo e mesmo a infinidade de gente que ficou nas calçadas vendo as fanfarras passarem, não deixam por menos. Guardam esses momentos com ternura na memória e no coração.

Um comentário: