O cartoon é um tipo de arte que diz por si mesmo e é quase uma barbaridade comentar uma obra do gênero, mas eu vou cometer essa sacanagem, tudo por causa da admiração que tenho por essa forma de arte. Quem tem o dom e a arte do desenho, do traço, com muita criatividade e algum trabalho, pode construir obras que mexem com o leitor. Assino o jornal O Diário de Maringá e acho que a maioria dos leitores jamais deixa de dar uma olhadinha geral nas notícias e uma olhada caprichada, em particular, no cartoon do Lukas. Ele pega as mazelas dos políticos e da sociedade em geral e, havendo um bom mote, sai com verdadeiras "tiradas" de artista que é. Tirada é um termo de mineiro, mas cabe ao nosso caso. Vamos então partir para comentar uma obra do Lukas em particular, quando morreu o querido Zé Claudio, então prefeito de Maringá. O homem era uma pessoa de muito carisma e era admirado de forma supra partidária. Caiu doente e depois de um certo período de enfermidade, veio a falecer para a tristeza geral do nosso povo. Vejamos o que o Lukas fez:
Desenhou um planetinha pititico, tipo o planetinha do Saint Exuperry e colocou um popular solitário sentado no chão, cotovelo no joelho, transtornado pela morte do Zé Cláudio. Acima, um céu estrelado e uma estrela maior, mais brilhante e faiscante novinha em folha anunciando que tinha gente nova no espaço celeste. Estrela do partido, estrelas do céu, estrela de gente querida que morre e vira estrela. O popular olha pra cima muito triste e vendo a estrela, derruba uma lágrima e diz, apontando o polegar para cima: Valeu, Zé!
Assim eu decreto que passou a existir o desnecessário "locutor" de cartoon. O bom mesmo é logo cedo abrir o jornal e ir olhar o que de mais sério costuma ter que é a arte do Lukas. Grande Lukas!
(peço aqui uma licença pro Lukas e vou pro seu blog Casa do Noca para buscar um traço dele para ilustrar nossa bravata)
Eita, Orlando. Obrigado pelo carinho. Indiquei o texto lá no meu blog.
ResponderExcluirParabéns por suas crônicas.
Abração
do Lukas...
Orlando...
ResponderExcluirSua homenagem é justíssima, pois o trabalho do Lukas é muito bom, tanto no traço agradável quanto no humor refinado.
O mais interessante é que o Lukas, mesmo estando com a sua saúde debilitada nunca se deixa abater, muito ao contrário, está numa fase criativa extraordinária.
Que lindo, Orlando!
ResponderExcluirValeu pela bela homenagem ao Lukas e também por trazer à memória a estrela que não se apagará: José Cláudio.
Helena (noqueira de carteirinha)
Uma belissima homenagem a um talento que já quebrou as cercas da cidade. Só ele que talvez não acredite nisso. Parabéns blogueiro contista!
ResponderExcluirValeu Orlando, sem ver o cartoon deu para imaginar a cena. De fato, o Lukas poderia estar em qualquer jornal do país. O cara é fera mesmo, para mim é um dos melhores cartunistas desse país, sorte nossa que temos o privilégio de tê-lo aqui perto.
ResponderExcluir