Total de visualizações de página

Translate

terça-feira, 17 de agosto de 2010

"LOCUTOR" DE CARTOON - UMA HOMENAGEM AO LUKAS



     O cartoon é um tipo de arte que diz por si mesmo e é quase uma barbaridade comentar uma obra do gênero, mas eu vou cometer essa sacanagem, tudo por causa da admiração que tenho por essa forma de arte.    Quem tem o dom e a arte do desenho, do traço, com muita criatividade e algum trabalho, pode construir obras que mexem com o leitor.    Assino o jornal O Diário de Maringá e acho que a maioria dos leitores jamais deixa de dar uma olhadinha geral nas notícias e uma olhada caprichada, em particular, no cartoon do Lukas.   Ele pega as mazelas dos políticos e da sociedade em geral e, havendo um bom mote, sai com verdadeiras "tiradas" de artista que é.    Tirada é um termo de mineiro, mas cabe ao nosso caso.     Vamos então partir para comentar uma obra do Lukas em particular, quando morreu o querido Zé Claudio, então prefeito de Maringá.    O homem era uma pessoa de muito carisma e era admirado de forma supra partidária.    Caiu doente e depois de um certo período de enfermidade, veio a falecer para a tristeza geral do nosso povo.   Vejamos o que o Lukas fez:   
     Desenhou um planetinha pititico, tipo o planetinha do Saint Exuperry e colocou um popular solitário sentado no chão, cotovelo no joelho, transtornado pela morte do Zé Cláudio.     Acima, um céu estrelado e uma estrela maior, mais brilhante e faiscante novinha em folha anunciando que tinha gente nova no espaço celeste.    Estrela do partido, estrelas do céu, estrela de gente querida que morre e vira estrela.    O popular olha pra cima muito triste e vendo a estrela, derruba uma lágrima e diz, apontando o polegar para cima:    Valeu, Zé!     
     Assim eu decreto que passou a existir o desnecessário "locutor" de cartoon.    O bom mesmo é logo cedo abrir o jornal e ir olhar o que de mais sério costuma ter que é a arte do Lukas.   Grande Lukas!     
   (peço aqui uma licença pro Lukas e vou pro seu blog Casa do Noca para buscar um traço dele para ilustrar nossa bravata)

5 comentários:

  1. Eita, Orlando. Obrigado pelo carinho. Indiquei o texto lá no meu blog.
    Parabéns por suas crônicas.
    Abração
    do Lukas...

    ResponderExcluir
  2. Orlando...
    Sua homenagem é justíssima, pois o trabalho do Lukas é muito bom, tanto no traço agradável quanto no humor refinado.
    O mais interessante é que o Lukas, mesmo estando com a sua saúde debilitada nunca se deixa abater, muito ao contrário, está numa fase criativa extraordinária.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo, Orlando!

    Valeu pela bela homenagem ao Lukas e também por trazer à memória a estrela que não se apagará: José Cláudio.

    Helena (noqueira de carteirinha)

    ResponderExcluir
  4. Uma belissima homenagem a um talento que já quebrou as cercas da cidade. Só ele que talvez não acredite nisso. Parabéns blogueiro contista!

    ResponderExcluir
  5. Valeu Orlando, sem ver o cartoon deu para imaginar a cena. De fato, o Lukas poderia estar em qualquer jornal do país. O cara é fera mesmo, para mim é um dos melhores cartunistas desse país, sorte nossa que temos o privilégio de tê-lo aqui perto.

    ResponderExcluir