Total de visualizações de página

Translate

sábado, 5 de março de 2011

O BRASIL E A CHINA


          (foto disponível no site www.sampaonline.com.br)   - Ponte Estaiada - São Paulo

Autor:    Engenheiro Agrônomo Orlando Lisboa de Almeida      orlando_lisboa@terra.com.br    - Maringá – Paraná     05-03-2011

     O Brasil e a China são dois países bem distantes entre si do ponto de vista geográfico.  Nos mapas ocidentais do Continente Americano, usualmente nosso continente aparece em primeiro plano e nessa perspectiva a Ásia fica lá do outro lado do mundo.    É razoável supor que nos mapas dos orientais, a Ásia figure em primeiro plano e o continente americano então fique escondido lá do outro lado.
     No passado essa distância isolava um pouco os diferentes povos com suas diferentes culturas.   Os de cá conheciam pouco os de lá e os de lá nos conheciam pouco também.   Mas estamos no tempo da globalização  e o intercâmbio comercial cresce e a informação circula em tempo real e a internet é um dos meios para que isso aconteça.
     Há uma curiosidade natural do mundo atual sobre a China, esse país enorme, densamente populoso que está quase no topo das maiores economias do mundo e vem crescendo acima da média mundial.    País gigante com economia forte, cultura milenar e terra das Muralhas.
     O Brasil também é um país enorme, com uma economia crescendo num ritmo acelerado e que tem uma cultura própria, apesar de apenas cinco séculos de colonização.   Somos atualmente importantes produtores de alimentos e exportamos boa parte da produção.    Além disso temos uma infraestrutura razoável e um parque industrial bem diversificado, desde a indústria aeronáutica, naval, petrolífera, automobilística e muito mais.
    
     UM POUCO DA NOSSA GEOGRAFIA
    
     Nós temos a curiosidade natural para saber como é e como vive o povo chinês.   Tanto que mesmo na cidade de Maringá, que fica no interior do estado do Paraná, no sul do Brasil, temos nesta cidade algumas escolas de idiomas que oferecem cursos da língua chinesa e se tem os cursos é porque tem procura.      Maringá fica numa região agrícola onde predomina a cultura da soja, boa parte da qual é exportada para o mundo em geral e a China em particular, via Porto de Paranaguá.     O Paraná é forte na produção de soja, milho, cana, café, trigo, carne bovina, frangos e muitos outros produtos da agropecuária.
     Baseado nesta curiosidade natural dos povos, resolvi dar um pequeno perfil pessoal do que conheço do Brasil e do nosso povo.
     Nosso país é grande e é dividido em estados, que em alguns países chamam de províncias.     Estamos logo abaixo da linha do Equador, que divide os hemisférios.    Nosso território fica na Zona Tropical em que há grande incidência de sol e as temperaturas ficam mais comumente entre 20 e 30 graus Celsius e há bastante chuvas, o que garante o ambiente para as Florestas Tropicais como no caso da Floresta Amazônica, uma das maiores do mundo e das mais preservadas, com uma diversidade enorme de espécies animais e vegetais.
     Temos mais de cinco mil quilômetros de costa marítima  que é mais densamente povoada que o interior.   Até porque a colonização se deu do litoral para o interior há cinco séculos.     Há importantes cidades pelo país, ligadas geralmente por rodovias asfaltadas.   Infelizmente o transporte por ferrovias e hidrovias não são muito usuais  aqui, apesar de serem mais econômicos e menos poluidores.
     Por falar em poluição e ecologia, cabe destacar que o Brasil está na vanguarda de produção de energia renovável e praticamente a metade da energia que gasta, vem de fontes renováveis como hidrelétrica e etanol da cana-de-açucar, este que é muito utilizado como combustível para automóveis com motor flexível, que usa alternativamente gasolina ou etanol sem problemas.     O etanol é renovável e emite menos carbono no ar.


     UM POUCO DO NOSSO POVO

     Na nossa colonização, recebemos povos da Europa, África (escravos na época colonial) e Ásia.    Somos uma bela mistura de etnias e culturas.     No Brasil atualmente ao redor de 75% da população vive na zona urbana.     O povo é trabalhador e nos momentos de lazer gosta muito de futebol, das praias e de assistir programas da televisão.    
     O Carnaval no Brasil é bastante animado e há festas enormes em lugares como o Rio de Janeiro, Salvador da Bahia, em cidades do Nordeste como Recife, Fortaleza e outras.
     Nos grandes centros onde há festas de Carnaval maiores, há carnaval com desfiles de rua com muita música, muita roupa à fantasia e muita dança.     Muitos turistas do Brasil e exterior visitam essas cidades nas quais o carnaval é mais  agitado.    São quatro noites seguidas de muita música, muita dança e alegria.
     A particularidade do Carnaval do Rio de Janeiro é que neste a festa oficial com o desfile das Escolas de Samba (o samba é o ritmo das músicas típicas do Brasil) sendo realizado num espaço chamado de Sambódromo, com espaço para o desfile e arquibancadas laterais para o povo assistir os desfiles, mediante pagamento de ingressos.      Nas demais cidades do Nordeste  o carnaval oficial ocorre nas Praças e Ruas, com acesso livre de todos, numa festa onde as pessoas se divertem muito gastando pouco.      Nestas, o lado da cultura popular fica mais preservado porque a influência da mídia é menor e o povo faz a festa mais espontânea e genuína.
     Nos feriados de Carnaval  (quatro dias) a imensa maioria do povo brasileiro não vai às grandes festas, por questões de costume, da distância e por questão financeira.   Preferem descansar em casa com a família ou viajar para visitar os parentes que moram distantes, já que o país é grande e as distâncias também.     Mas sempre todos dão uma olhada no Carnaval pela televisão que mostra os desfiles nos grandes centros.
     No Brasil falamos o idioma português em todo o território e não há dialetos.   O que há em casos isolados, principalmente na Amazônia, são alguns povos indígenas que falam entre si nos seus idiomas próprios, mas geralmente também falam a língua portuguesa que é a língua oficial.    

     LUGARES TURÍSTICOS

     O Brasil  tendo milhares de quilômetros de litoral com o Oceano Atlântico, tem muitas praias de rara beleza, além do clima propiciar sol o ano todo.    Em geral há uma boa infraestrutura de hotéis para o turista daqui e do exterior.
     O destaque fica para as praias dos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Ceará, sendo os três últimos citados, estados da Região Nordeste do Brasil.
     No sul do Brasil, vale destacar a região da Serra Gaucha com sua colonização européia e suas plantações de uva e fábricas de vinho de alta qualidade.   No Paraná, destaque para Foz do Iguaçu, com as Cataratas do Iguaçu, com sua beleza que atrai turistas o ano todo, do Brasil e do exterior.    A  cidade conta inclusive com um aeroporto internacional e uma grande infraestrutura hoteleira.       Na cidade também o turista costuma visitar a Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo, localizada no Rio Paraná, na divisa entre o Brasil e o Paraguai.
     São Paulo é a maior metrópole do Brasil, com população acima de dez milhões de habitantes.   Conta com uma indústria forte e diversificada e é o centro financeiro do Brasil.    Tem muitas opções de turismo e lazer.     Há inclusive bairros com colônia chinesa em São Paulo, com seus restaurantes típicos.
     O Rio de Janeiro com suas praias, a Estátua do Cristo Redendor no morro, o Pão de Açúcar com seu bondinho aéreo, o Estádio do Maracanã para o futebol e a Festa do Carnaval.
     O Nordeste com suas praias e muito sol, muitas destas com coqueiros dando um visual lindo às mesmas.    
     No Amazonas, temos a cidade de Manaus que é a capital do estado e é uma metrópole populosa.     A cidade fica ao lado do Rio Amazonas e tem um importante parque industrial do setor eletro eletrônico.     A cidade atrai muitos turistas  pelo tamanho do Rio Amazonas, pela imensa Floresta Amazônica bem preservada  e pela infraestrutura turística.   
     No Centro Oeste do Brasil, destaque para Caldas Novas, no estado de Goiás, com suas fontes de águas termais e seu parque hoteleiro para turismo e lazer.
     No Mato Grosso do Sul, destaque para o imenso Pantanal com sua fauna e flora muito bem preservados.     Nesse estado também fica o município de Bonito, local de águas calcáreas, mineral que mantém a água limpa e transparente.    Em Bonito tem parques ecológicos onde o turista faz mergulho entre plantas e cardumes de peixes em seu ambiente natural.     Um espetáculo para quem gosta da natureza.

     SUGESTÕES PARA BUSCA DE FOTOS PELO GOOGLE

> Serra Gaucha    (RS)   Rio Grande do Sul
> Canyon de Itaimbezinho (RS) Rio Grande do Sul
> Florianópolis (ilha, capital do estado de Santa Catarina)
> Cataratas de Foz do Iguaçu (Paraná)
> Ponte Estaiada -  São Paulo – SP
> Pão de Açúcar (Rio de Janeiro)
> Sambódromo (Rio de Janeiro)     Local onde as Escolas de Samba fazem o Carnaval
> Elevador Lacerda (Salvador – estado da Bahia)
> Fernando de Noronha  (ilhas na costa do Nordeste do Brasil)
> Teatro Amazonas (Manaus – Amazonas)      Prédio do tempo do ciclo da borracha
> Mercado de Ver o Peso  (Belém – estado do Pará)
>  Caldas Novas  (Goiás)
>  Pantanal  (Mato Grosso do Sul)
>  Bonito (Mato Grosso do Sul)

     

Um comentário: