Total de visualizações de página

Translate

sábado, 14 de maio de 2011

DESFILE DO ANIVERSÁRIO DE MARINGÁ E NIEMEYER

   (foto de Valkiria no blog  livros& risos)

     O desfile do aniversário de Maringá tem sido temático.    Neste ano, com justiça, resolveram homenagear o maior arquiteto brasileiro de que tive notícias, chamado Oscar Niemeyer, que já é mais que centerário e felizmente ainda está no nosso convívio.     Não sou nenhum especialista na obra dele e nem sou do ramo, mas nas visitas a obras dele espalhadas pelo Brasil e nas leituras de textos que abordam Niemeyer e sua obra, destacamos alguns pontos curiosos da obra dele.
     Catedral de Brasilia -  Destacamos que Niemeyer é comunista e ateu, mas com a cultura que tem, não teve a menor dificuldade para criar a Catedral de Brasilia.   Um dia lendo uma revista do Rotary,  esta dizia que o arquiteto O.N. se inspirou na coroa de espinhos de Cristo para conceber a fachada da Catedral de Brasilia.    Olhando para a obra ou sua réplica no caso da foto, faz sentido a explicação.
     Praça da Apoteose -  Para o sambódromo do Rio de Janeiro, por encomenda do governador Brizzola, ele criou o sambódromo que em tempo fora do carnaval, pelo que me informaram, as arquibancadas funcionam como escola regular, o que é muito louvável.   Um uso social para uma obra dessa envergadura.    O curioso é que no Sambódromo tem aqueles arcos invertidos que formam a chamada Praça da Apoteose, onde as Escolas de Samba desfilam em frente às autoridades e que fazem as manobras mais sofisticadas.    Li uma referência que o arquiteto ON teria se inspirado nos quadris de uma passista do samba para compor aquela Praça da Apoteose.    Verdade ou não, olhando para aqueles arcos, faz algum sentido.
     Museu O.Niemeyer - Museu do Olho - Em Curitiba.     Um dia eu visitei o museu ON em Curitiba, mas não consegui acesso ao Olho em si, que fica mais elevado do solo.    Mas deu para ver  muitas gravuras, no sub solo, de Pablo Picasso que foi um gênio na sua arte.
     Igreja de São Francisco - Na Lagoa da Pampulha - BH - Minas Gerais.   Faz pouco tempo que tive a oportunidade de ir visitar BH a passeio e visitei a região do lago da Pampulha e nem sabia que em volta do lago há umas quatro obras de ON, com destaque para a Igreja de São Francisco, dentro da qual tem também obra de vários artistas plásticos, sendo um deles, Cândido Portinari.    A igreja é bem pequena mas é ímpar em sua arquitetura e atualmente funciona como um museu que pode ser visitado e que vale a pena.
     Monumento a JK em Brasilia.   Neste, que é uma coluna de concreto reta que sobe uns 20 metros e forma uma meia lua onde fica a estátua de Juscelino, o presidente que  fundou Brasilia.   Após a meia lua, segue a coluna reta por mais um tanto.     Consta que o arquiteto, comunista que é e genial que sempre foi, teria com aquela obra feito uma pegadinha:    Olhando de longe a obra que é alta, representaria a foice e o martelo, o símbolo do comunismo da antiga URSS.    Pode ser que sim e pode ser que não... quem sou eu para dar o veredito no caso!
     O fato é que Oscar Niemeyer é o ícone da arquitetura do Brasil.   É  e será..

2 comentários:

  1. Ainda de quebra, para quem viaja pela rodovia Ponta Grossa a Curitiba, lá pela região de Campo Largo, do lado esquerdo da pista no sentido interior capital, há uma estátua de concreto, obra de Oscar Niemeyer, em homenagem ao integrante do MST que foi morto pela repressão policial, numa marcha pacífica que estavam fazendo rumo à capital do estado. É obra de gênio, pois na simplicidade da obra, ele mostrou o poder de passar uma mensagem. Fez a obra por solidariedade à causa da Luta pela posse da terra.

    ResponderExcluir