Total de visualizações de página

Translate

segunda-feira, 30 de julho de 2012

O CANTAR DO PERU E DO TIZIU, ALGUÉM OUVIU?

                   Foto do site   fazenda passaredo    - autor da foto:  Marcelo Pires  (RJ)    - siriema

 Dias atrás eu estava vendo um programa de TV que tratava do assunto de uma granja de criação de perus.    Sendo do ramo, fiquei antenado e num momento, no fim da reportagem, o reporter não aguentou e quebrou o protocolo:   Deu um sonoro assobio e todos os perus, em coro, respoderam o famoso:   glu-glu-glu...        Eu que nasci na zona rural, já conhecia essa parte do DNA dos perus ou, se queiram de forma mais moderna, do chip dos perus.     É assobiar e ele ou eles respodem de imediato.   
     Disto me lembrei de mais dois casos, sendo um de carater geral, coisa de DNA e outro que pode ser um caso particular.   Vamos ao caso do tiziu.    Pois essa pequena ave, menor que um pardal, de cor preta (o macho) ou marron (a fêmea), tem uma particularidade que eu sempre achei interessante e admirei no meu tempo de morador na zona rural, na infância.    O tiziu gosta de pousar em cima de moirões de cerca ou nos talos do capim alto e cantam algo como "tiziu", de onde vem o nome deles.   Cantam e ao mesmo tempo, dão um pulinho até alto, no mesmo ritmo do canto.       Se houver alguém mais curioso, recomendo fazer a busca num site do ramo e procurar o canto dessas aves.
     Para completar, o caso de uma siriema  que pertencia aos freis capuchinhos de Umuarama-PR.    O frei Clemente Vendramin, conhecedor da natureza das aves, sabia um jeito de provocar o canto da siriema do seu quintal.   Ele batia um martelo no metal e aquele som era sempre respondido pela siriema com seu canto que lembra mato, campo, distância e lugar bucólico.      Neste caso não sei se a reação da siriema é um caso especial ou se o som do metal provocaria a resposta das aves da espécie também de forma geral na Natureza.     Bom é preservar a natureza, deixar as siriemas frequentarem os campos, caçar seus pequenos mamíferos e répteis e nos alegrarem com seu canto.   

                                      orlando_lisboa@terra.com.br

2 comentários:

  1. tão bom ouvir a passarada né! Tenho visto muitos jacus nas beiras das estradas por aqui.
    beijão, pai
    Fran

    ResponderExcluir
  2. fui procurar o canto dos pássaros q vc falou no youtube! adorei conhecer :-)

    ResponderExcluir