Os poderes clássicos dos regimes democráticos se apoiam na divisão dos poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário. A imprensa tem sido citada como o Quarto Poder pela atuação mais ou menos efetiva na missão de levar informações à Sociedade ao redor do mundo. O problema é que a notícia em si, que é algo de interesse público, geralmente fica por conta de veículos de comunicação que estão nas mãos da iniciativa privada, a serviço do capital. Há pelo mundo alguns lugares onde a imprensa está sob o controle do Estado, do governo de plantão e a serviço deste e não da Sociedade, que sai perdendo com isso.
Esses conflitos de interesses da velha mídia tem minado ao longo do tempo a credibilidade das mesmas junto à Sociedade. O leitor em geral não tem vez nem voz na velha mídia. Nesse contexto tem entrado forte a influência da Internet nesse embate, democratizando a informação e dando oportunidade para os leitores interagem com a mídia na web. Logo aparecem os pontos de vista dos leitores internautas sobre a abordagem e isto enriquece o conteúdo do fato em pauta. A velha imprensa representada em geral pelos jornais impressos e os noticiários da TV já sentem o impacto da nova mídia, que já foi batizada de Quinto Poder. A nova mídia na web é mais acessível,mais ágil, mais democrática, mais eclética e menos controlada e já mostrou que veio para ficar e se expandir, ao ponto da velha mídia já estar sentindo no bolso a perda de terreno junto à sociedade.
A reação da velha mídia tem muitas vezes seguido o velho ditado: "Se o inimigo é forte, una-se a ele" e vem adotando de forma alternativa uma versão das notícias e programação pela Internet. É questão de sobrevivência.
Eu sou um leitor assíduo e um cidadão atuante e ao ler algo que me desperta uma opinião divergente, geralmente ligada ao bem comum, não vacilo e elaboro logo um texto e exerço o meu direito de espernear e assino embaixo. Há casos em que replico meu direito de espernear na minha página na Rede Social para socializar a informação, bem no estilo do Quinto Poder.
A respeito do tema, encontrei na banca de jornal a Revista FORUM (número 111, ano 11 - junho-12) cuja manchete da capa é :"A explosão do Jornalismo. Com a internet, os grandes veículos não falam sozinhos, e um novo mundo da comunicação pode surgir."
O artigo citado só veio corroborar aquilo que nós internautas mais antenados já temos percebido e exercitado há tempos. Seja Benvindo o Quinto Poder, se for para promover a cidadania!!!
orlando_lisboa@terra.com.br
MUITO BOM! Adorei o texto!
ResponderExcluirManu
pra mim o maior exemplo é a cobertura que a imprensa tem feito da greve nas universidades federais. uma vergonha total. essa nova mídia é o que ainda nos traz alguma esperança
ResponderExcluir