Total de visualizações de página

Translate

domingo, 9 de dezembro de 2012

TURISMO EM FORTALEZA (III) E CUMBUCO

     Tivemos a sorte de contar com guias de turismo de alto gabarito em Fortaleza e um deles foi o Ávila, que deu uma boa panorâmica da vida da cidade e da região.
     No Centro de Fortaleza tem o Palácio da Abolição, que é a sede administrativa do governo do estado.  Ao lado do palácio tem uma obra de arte da arquitetura que é o Mausoleu a Castello Brannco, marechal que foi presidente do Brasil no tempo do governo militar.     Eu até já fiz um comentário no blog, específico sobre esse mausoleu porque tem um estilo sui generis:    o prédio é todo apoiado em um só lado e se expande "no ar" a meia altura do solo e conta com um espelho d´água em baixo e dormentes assentados em volta com um rejuntado de pedras, para simbolizar a caatinga na seca.    Depois tem um gramado verde que representa o agreste mais úmido e cheio de vegetais.    O arquiteto que bolou a obra é do Rio de Janeiro, com passagem pela Itália e premiado no ramo.   Vale fazer ao menos uma busca pelo Google em nome do Mausoleu a Castello Branco e conferir as fotos.  (seriam 36 metros de obra suspensas por um só lado)
     Consta que no sertão cearense há muitos minerais raros, sendo que a região é muito antiga geologicamente e há muitos lugares cuja altitude é abaixo do nível do mar.    Consta que há pequenos terremotos frequentes nessa região.
     No calçadão da praia de Iracema, um monumento inusitado em forma de um tique com caneta ao conferir algo num texto.   A parte menor do tique de tubo-monumento é preta e a maior, branca e simbolizaria o tratamento do esgoto da cidade.   Preto para a fase antes do tratamento e o branco para o esgoto já tratado.   Mas o guia diz que as más linguas chamam o monumento de chifrão.   

http://nikipiadia.blogspot.com.br/2012/02/monumentos-e-esculturas-beira-mar.html  (crédito das fotos)


          Uma curiosidade que notei por lá na capital (Fortaleza) e mesmo nas pequenas cidades vizinhas:  As casas, por mais simples que sejam, em geral tem as telhas de barro, ou telhas cerâmicas.  Estas são duráveis, tem um ótimo nível de isolante térmico contra o calor e não são espalhadas por vento como ocorre em telhas de cimento amianto, esta última que também não resiste a uma chuva de granizo.    

     CUMBUCO

     Fomos de ônibus fretado a Caucaia-CE (Serra do Araripe) e visitamos a Praia do Cumbuco que é muito bonita.     Lá passeamos de jangada, andamos de bugue nas dunas e visitamos uma bela lagoa de água doce, além de curtir a praia e seus arrecifes.         
     Lá nas dunas tem um lugar onde a pessoa pode descer de "esquibunda" duna abaixo, terminando a descida numa linda lagoa.   Mesmo quem não sabe nadar, dá para controlar e ficar sem o banho de lagoa, como no meu caso.     Descer é uma beleza e subir, tem como se apoiar num corrimão de corda que serve de apoio na subida.   Muito legal.  Algo diferente.

      Voltando a Fortaleza no começo da noite, fomos visitar o Centro Cultural O Dragão do Mar.    O nome 
é uma homenagem a um heroi popular local que lutou contra a escravidão.   Vale a pena visitar o Dragão do Mar.  Costuma haver várias exposições por lá.









   



Um comentário:

  1. Dá para ver vídeo no Youtube, de pessoas descendo no esquibunda: busca por " Esquibunda na praia do Cumbuco - Ceará "

    ResponderExcluir