Total de visualizações de página

Translate

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

FORTALEZA - PRAIA DE CANOA QUEBRADA (VI)


                     crédito da foto:   site baixaki

     A praia de Canoa Quebrada fica distante ao redor de 170 km de Fortaleza e o acesso é por asfalto, no sentido sul da costa.  Fica no município de Aracati-CE.   Para ir lá passamos inclusive pelo município de Cascavel-CE.   Pouco mais de duas horas de ônibus fretado, com conforto e a eficiência do Guia Ávila, que conhece tudo do ramo e da região.
     No local onde fica a praia de Canoa Quebrada tem um povoado cujo centro tem a Avenida Broadway e isto é uma curiosidade local.  Fotos mil do lugar e da placa que fica num pedestal alto e bem visível.
     A Praia de Canoa Quebrada tem as chamadas falésias, que são aqueles barrancos típicos, com um tipo de solo arenito agregado formando paredões naturais com cores variando do marron escuro ao cinza, passando para tons de amarelo e chegando ao branco.    Muito interessante.    Por lá o pessoal faz aqueles artesanatos colocando areia colorida em vidros com paisagens formadas pelos diferentes tons da areia.  
     Próximo à praia são vistos moinhos de vento (usinas eólicas) modernos, cujas pás que rodam tem o comprimento de 35 metros de raio, formando um diâmetro total de 70 metros.    Pás que giram sobre uma estrutura de 100 metros de altura, segundo consta.
    São poucas barracas na praia, mas são suficientes para atender o público que por lá aparece para curtir o ambiente lindo por natureza.    As barracas (restaurantes) servem pratos variados, sendo que os peixes e lagostas são parte integrante do cardápio, sempre produtos frescos pescados na região.
     Há opção de passeio de jangada, além dos tradicionais banhos de mar na praia que é muito limpa e tem a areia de cor amarela.
     Num paredão da falésia perto da barraca, um conjunto de símbolos esculpidos na rocha arenosa, sol e lua, que segundo consta estão ligados à cultura árabe e a crença em Maomé e a respectiva religião.   Tem uma colônia árabe na região de Fortaleza, sólida e influente no mundo dos negócios.    Os Jereissati, segundo o guia, são descendentes de árabes, por exemplo.
     O lugar é pequeno e tem uma colônia de pesadores que atuam na região.    Vimos um pescador e sua família limpando duas arraias de uns 6 kg de peso e uns 40 cm de diâmetro, sendo limpas para serem preparadas para as refeições dos turistas.     Por sinal, havia turistas do Brasil e do exterior por lá.
     Gostamos muito da praia de Canoa Quebrada e achamos que valeu a pena pular meio cedo da cama no hotel, tomar um café da manhã reforçado e em seguida pegar na frente do hotel o ônibus fretado rumo à praia.   

                   orlando_lisboa@terra.com.br     




Nenhum comentário:

Postar um comentário