Total de visualizações de página

Translate

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

TURISMO EM SÃO LUIS-MA - POR QUE VISITAR ALCÂNTARA?

                       
                                         


  foto de   Orlando Lisboa de Almeida - blog www.orlandolisboa.blogspot.com.br 

   Eu já fiz uma matéria neste blog sobre o Centro Histórico de São Luis-MA que contém um conjunto arquitetônico (mais de 3.500 casarões tombados pelo patrimônio histórico) considerado pela ONU como Patrimônio da Humanidade.     A cidade começou a ser povoada em 1623.   
      Bem pertinho de São Luis, ao redor de 22 km por mar, está a cidade também histórica de Alcântara-MA que tem muita história (data de 1648) e um belo Centro Histórico com seu casario colonial português digno de ser visitado.    A cidade tem uma base de lançamento de foguetes operada pela Aeronáutica e se não é aberta à visita  (CLA Centro de Lançamento de Alcântara), esta tem um pequeno museu com sala de projeção de vídeos para orientação aos turistas.    Tem também o trajeto de barco que é bastante seguro.  A cidade é bastante visitada por turistas o ano todo e tem uma infra estrutura de informação ao turista bem próximo ao local de desembarque.
     A cidade de Alcântara viveu período de prosperidade na época colonial, quando tinha seus barões, nobres e muitos escravos.    Passado o período colonial e da escravidão, o local entrou em decadência e hoje é uma pacata cidade com seus vinte mil habitantes aproximadamente.   Possuem inclusive um IF Instituto Federal que ministra cursos de curta duração para profissionalizar os jovens locais e prepará-los para o mercado de trabalho.   Cursos nas áreas como Turismo, etc.
     COMO CHEGAR
     O turista tem como uma opção ir de barco, que sai cedo (cedo demais para o meu gosto - 7 h) do cais ao lado do Centro Histórico de São Luis e que fica perto de uma das pontes da baia.   O custo por passageiro é de doze reais (agosto-13) de ida e mesmo valor na volta.   A volta é no horário das 15.30 h e no dia que viajei foi bem pontual nos dois sentidos.
     GUIAS LOCAIS
     Muita gente já vai com pacote feito previamente em agências de turismo mas eu resolvi ir por conta e contratei um guia local com mais um grupo de turistas avulsos.   Deu tudo certinho no caso e ficou em conta  (paguei 10,00 para o guia que dirigiu mais de 15 pessoas no giro).     
     DURAÇÃO
     A viagem no barco (22 km - se enxerga Alcântara a partir de São Luis) por mar dura uma hora e vinte minutos. 
     O passeio dura das 8.30 até ao redor de 12 h quando o sol lá já está bastante forte e o chapéu ou boné e filtro solar, além de óculos de sol (e água) são imprescindíveis.
     O QUE SE VISITA
     O casario do Centro Histórico, as igrejas, o Museu da praça (com monitores do próprio museu, bem preparados) e o Show Room do CLA Centro de Lançamento de Alcântara.   Este último fica no centro histórico ao passo que a base em si (O CLA) fica retirado da cidade.
     ALMOÇO
     Almocei no local próximo ao cais de embarque e desembarque como a maioria dos turistas e a comida é simples e razoável, porém a pessoa após almoçar fica num "buraco negro"sem um local adequado para matar as horas até o horário do barco da volta que é 15.30 h.
     Sugiro a quem vai lá ficar esperto com esse buraco negro e uma dica poderia ser, em pequenos grupos, tomar um taxi ou mesmo uma Van e irem conhecer o centro comercial da cidade e quem sabe mesmo almoçar no centro onde suponho que possa haver restaurantes mais confortáveis e quem sabe até com ar condicionado.    Poder também conhecer um pouquinho do dia-a-dia do povo local e quem sabe conhecer de passagem o IF Instituto Federal que está com a página na internet "em construção" e por isso, com pouca informação sobre o mesmo.

     PRÓXIMO CAPÍTULO -  A VISITA EM SI AO CENTRO HISTÓRICO DE ALCÂNTARA E SUAS LENDAS.                            orlando_lisboa@terra.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário