Fotos da Praia dos Carneiros - By Sonia Forsetto (minha irmã)
No nosso passeio pelo litoral do Pernambuco em agosto de 2014, partimos de Porto de Galinhas numa excursão rumo à Praia dos Carneiros. O trajeto foi feito em ônibus fretado por agência de turismo regional.
A Praia dos Carneiros teria esse nome em homenagem, segundo o guia, a antigos donos da área que tinham esse sobrenome. O local se destaca e chama a atenção pelas belezas naturais e a beira da praia não tem povoação em si e o acesso é relativamente restrito. Há restaurante meio rústico na beira da praia e várias casas de veraneio à beira mar. Muitos coqueiros e mata, inclusive manguezais, ajudam a deixar o lugar mais belo.
Na beira mar há uma pequena igreja bem conservada em homenagem a São Benedito e consta que a mesma é do século XVIII. Foi dito pelo guia que a mesma tem sido requisitada para casamentos, além da função normal de atender à população local.
A praia em si é protegida por recifes de coral que quebram as ondas e entre os recifes e a praia praticamente não há ondas, o que é um atrativo para o gosto de vários banhistas que preferem mar calmo.
No local há, segundo o guia, a foz de três rios que desembocam no mar e se vê na foz dos rios junto à praia, à esquerda da orla após a igrejinha, num barranco mais alto, um pedestal e uma cruz num lugar onde teria servido de local de vigia no tempo dos embates entre os holandeses e os portugueses pelo século XVII. Haveria uma caravela afundada nessa região perto da foz dos rios e da praia dos Carneiros.
Na parte de natureza, a foz dos rios, os mangues, a mata, os coqueiros altos, o mar com seus recifes e piscinas naturais, os bancos de areia na maré baixa e um local de barranco onde há argila que teria efeito medicinal e as pessoas tomam banho de lama.
O passeio então é feito num pequeno giro num barco tipo catamarã (para águas rasas) que leva os turistas até a foz dos rios em percurso curto, sem perder o visual do ponto de partida. A primeira parada é no local onde o pessoal desce para tomar o banho de lama (tirada de baldes) e banho de mar. E seguida, o catamarã chega ao local próximo onde fica um longo banco de areia quase ao nível da água e o local é calmo e muito bonito. Caminhadas com água molhando os pés e vista da natureza.
Na parte final do pequeno giro, o pessoal desce do barco (catamarã) junto aos recifes que na maré baixa mostram algumas piscinas naturais na superfície dos recifes. Sempre se tem que ter o cuidado para proteger os pés pois pode haver ouriços do mar ou mesmo algum tipo de concha que pode ferir a pessoa desavisada.
Almoçamos no restaurante local e a comida era boa, servida num local coberto e aberto dos lados, com vistas para o mar e a foz dos rios.
Em resumo, um belo passeio que agradou a todos, pelo suposto. Agosto-2014
parabéns!!um colírio para os olhos!lugares espetaculares!!e porque não,servem de idéias para algumas pessoas que ainda não conhecem os locais,realizare suas férias nos mesmos?/abraço forte!!
ResponderExcluirAMIGO!!BOA TARDE!!Gostei muito de suas postagens!!Mas,aí vai a pergunta;Você conhece alguém interessado em tres enciclopédias,que tenho disponível para vender a preço bem acessível?São elas...Enciclopédia,Barsa,Mirador e Êxitus!!meu e-mail é o seguinte! ylramagno@ig.com.br grata,amigo!!Qualquer novidade,me contate através desse e-mail!Muito grata!marli magno
ResponderExcluir