Total de visualizações de página

Translate

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

TURISMO EM FORTALEZA - PRAIA DO MUNDAU (V)



     Sob a batuta do guia Heraldo, fizemos a viagem em ônibus fretado com destino ao município de Trairi-CE, distante ao redor de 150 km de Fortaleza.    Valeu a viagem até lá, pois a praia que recebe o nome do Rio Mundaú que no local desagua no mar, é muito linda.    Linda e tranquila por ficar um tanto mais retirada da capital e assim menos acessível ao turista um pouco mais comodista.   Valeu até levantar meio cedo no hotel, tomar o café reforçado e esperar o ônibus de turismo nos pegar no hotel com destino a Mundaú.
     Tem um belo Resort beira mar e os turistas, dependendo do pacote adquirido, podem ter acesso a alguns itens do Resort, inclusive para tomar refeições e o serviço de bar, etc.
     Um dos itens indispensáveis no passeio a Mundaú é o passeio no catamarã, que é um tipo de barco de piso reto, laterais baixas, relativamente largo e amplo, que comporta uns 50 turistas por vez.    Embarcação para águas mansas como as do Rio Mundaú que desce suave até o mar, passando por manguezais onde avistamos de muito perto muitos caranguejos no mangue à beira do rio.
     Para ir até o local onde embarcamos no catamarã, os turistas embarcam num caminhão com bancos na carroceria de madeira, imitando os famosos paus-de-arara do passado, que transportavam os nordestinos em enormes viagens fugindo da seca ou migrando para o sul.    O trajeto no pau-de-arara é de alguns minutos, mais para sentir o exotismo do tipo de transporte.   Muito legal.    E tem o contato interessante com os povos nativos do lugar que muito bem recebem os turistas.
     O lugar sendo também uma colônia de pescadores, tem muitas jangadas com as quais os pescadores saem para pescar e mais recentemente, alguns fazem uns extras levando turistas para um passeio de jangada que é sempre muito interessante.   É botar colete salva-vidas, roupa de banho (que espirra água das ondas de vez em quando), filtro solar sempre e tudo muito seguro.  Belas fotos, principalmente tiradas por quem fica em terra.   Tendo cuidado com a câmera e esta não sendo muito sofisticada, pode ser que dê para arriscar levar à bordo.   No meu caso, optei pela foto feita pela torcida que ficou em terra.
     Dunas lindas, apesar de não muito altas, com coqueiros nas mesmas e na região.    Pés de coco, de manga, de caju, este bastante típico da região.
     Na volta à capital, um show na Lupus Bier, uma casa de shows muito ampla e moderna, onde jantamos assistindo um show com os stand up Adamastor Pitaco e Rosicléa.    Os nordestinos são ótimos para receber turistas e craques como ninguém no humor.     E como costumo dizer:  A vida sem humor perde muito do valor.          Recomendo.

                 orlando_lisboa@terra.com.br

2 comentários:

  1. Vale a pena inclusive pesquisar por fotos de Mandau e ver cenários de cair o queixo. Tudo muito lindo e exclusivo. Maravilha!

    ResponderExcluir
  2. A próxima "reportagem" será sobre a visita a Canoa Quebrada, no litoral do Ceará. Um dos passeios na visita de uma semana a Fortaleza.

    ResponderExcluir