Total de visualizações de página

Translate

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Koblenz, uma pequena e bela cidade - Alemanha




Visitamos a cidade de Koblenz que tem várias peculiaridades. É uma cidade milenar, pequena e muito bem estruturada, no ponto onde o Rio Mosela desagua no Rio Reno, ambos bastante usados na navegação em toda a região. No ponto onde os rios se encontram, na margem há um belo monumento que marca o local que tem muito de história. Afinal, por lá já foi inclusive parte do vasto Império Romano na antiguidade e os rios eram os caminhos naturais mais acessíveis nessa época remota.
Percorrendo parte do Vale do Reno na região, constatamos muitos castelos nas costas escarpadas do rio, em lugares íngremes e de difícil acesso. Tantos castelos que a região também leva o nome de Vale dos Castelos.
Em Koblenz, visitamos um castelo que é aberto à visitação pública. No alto do morro, tendo a vista para a cidade de Koblenz e o Rio Reno, sempre com barcos cargueiros grandes circulando nos dois sentidos. Muita da riqueza da região escoa pelo Rio, o que é muito econômico e até ecológico, já que dispende menos energia e polui menos o meio ambiente.
No centro velho de Koblenz, visitamos uma igreja muito antiga que tinha lá seu orgão de tubos metálicos enormes. Pois tivemos a sorte de entrar num horário em que a igreja estava vazia, mas tinha um músico ensaiando umas músicas no tal orgão e tivemos a oportunidade de gravar quase um minuto de música. Ficou para recordação.
Na região do Vale do Reno, no percurso de trem, constatamos que em encostas muito inclinadas, quase em 45 graus, há parreiras de uva extensas amparadas na base por muretas de pedras justapostas. A região produz vinho de ótima qualidade e renome internacional.
Valeu a pena dar uma passada e ficar três dias em Koblenz, mesmo com bastante frio. Tudo lá ficou mais fácil para nós que tínhamos uma intérprete da própria família para que pudéssemos sobreviver num lugar com idioma tão diverso do nosso!!! Valeu, Denise!

3 comentários:

  1. Legal,
    Pena que você não é tomador de vinho.
    Os vinhos da região são famosos e bons

    ResponderExcluir
  2. ah, koblenz eh mto linda!!!!!!!!! pena q tem tanto alemao por lah! hahahahaha
    e os vinhos de lá realmente sao mto bons
    sabe q d da cidade eu ateh jah tenho saudades?
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eei...Orlando..estou escrevendo um livro e preciso de detalhes sobre a cidade de Koblenz.
    Será que vs poderia me ajudar ??
    me add no msn por favor : Mayabraganca@hotmail.com

    ResponderExcluir