Total de visualizações de página

Translate

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

TURISMO NA LAPA - PR - CIDADE HISTÓRICA

 

     Foto by:  http://www.flickr.com/photos/parchen/6978885924/

   Sempre gostei da história dos povos de um modo geral e se surge a oportunidade, costumo ir conhecer os lugares históricos.   Dias atrás, estando em Curitiba com mais tempo, resolvi programar uma visita até a Lapa-PR que tem muita história, com direito a estar na rota do Tropeirismo que foi um dos fenômenos marcantes da vida do Brasil de ontem.   A Lapa fica na rota do chamado Caminho de Viamão, que começava no Rio Grande do Sul, onde se criava bovinos para produção de charque e couro que eram muito valorizados nas regiões das minas.    A rota do Caminho de Viamão tinha como um polo importante a cidade paulista de Sorocaba onde havia um verdadeiro mercado para tropas, gado, etc.
     A Lapa-PR (distante 70 km de Curitiba) foi palco do chamado Cerco da Lapa, entre tropas vindas do RS e que eram contra o Governo federal, na época sediado no Rio de Janeiro.    Consta que no Cerco, que durou quase um mês, os combatentes da Lapa, em número bem menor que as tropas vindas do sul, morreram ao redor de 600 combatentes.   O povo lapeano lutou com rara bravura na ocasião.
     Atualmente a cidade preserva muito bem seu casario, seu patrimônio, seus museus.   Já no portal da cidade há um painel em concreto com alto relevo de autoria do paranaense Poty Lazzarotto, representando o povo lapeano e o tropeirismo.     
     Na cidade há uma igreja edificada em 1767, o Teatro São João, muito bem conservado, um pequeno museu militar contando a história do Cerco da Lapa, além de outros museus pela cidade.   Há um casario muito interessante para ser visitado e fica tudo concentrado numa área compacta, facilitando a visita.   
     Quem quiser conhecer um lugar muito agradável e que guarda a sua história e tem inclusive um monumento aos seus heróis que tombaram na batalha, deve ir conhecer a Lapa.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário