Igreja Nossa Senhora da Apresentação - Natal - RN
foto by: http://www.flickr.com/photos/gleyse_vieira/sets/72157624340850516/detail/
Como já havia dito, Natal-RN, além de praias, tem muita história. Foi fundada em 1599. Nas proximidades, tem a Fortaleza dos Reis Magos que é mais antiga ainda: 1596 e é uma raridade e é uma visita imperdível para quem gosta de história.
Mas vamos ao centro histórico de Natal. No dia do City Tour, passamos de Van pelas construções e o guia foi falando o básico sobre cada uma delas. Num dos dias, depois da ida à praia, fomos por conta própria de Ponta Negra ao centro da cidade, onde se concentram os prédios históricos. Optamos por ir de ônibus urbano e deu tudo certinho.
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - Igreja construida em 1862, sólida e simples nos detalhes. Batentes de pedra nas portas e janelas. Paredes bem largas. Consta que a imagem original foi achada no leito do Rio Potengi. Esta igreja foi a primeira Catedral de Natal e agora que a cidade tem uma nova catedral, a imagem original foi levado para a nova. Por outro lado, a Igreja de N.Sra.da Apresentação está em atividade normal com missas e tudo o mais.
CENTRO CULTURAL - FOLCLORE - O Centro Cultural, ao lado da igreja citada acima, tem como patrono o grande folclorista potiguar Luis Câmara Cascudo. Devemos a ele a catalogação de muitas coisas da arte popular do nordeste. Havia muita arte expressa de forma oral e ele catalogou muito disso, caso contrário haveria se perdido no tempo. Eu mesmo li de sua autoria o livro Vaqueiros e Cantadores, que retrata os embates dos repentistas do passado como Cego Aderaldo, Inácio da Catingueira e outros. Uma joia da cultura popular.
Visitamos o Centro Cultural que estava expondo peças com ênfase no Mês do Folclore, que ocorre em agosto. O prédio do Centro Cultural é um casarão da época do Brasil Colonial.
IGREJA DE SANTO ANTONIO - Datada de 1766 - Um prédio muito bem conservado, tendo ao centro a igreja em si, do lado direito um pequeno museu sacro com várias peças interessantes, porém com poucos detalhes sobre os mesmos. Poderia haver mais legendas para facilitar a apreciação das peças. Mas já é um avanço haver o museu aberto ao público, por outro lado.
Do lado esquerdo da Igreja de Santo Antonio fica um convento em atividade. A Igreja de Santo Antonio também é conhecida por Igreja do Galo, pois tem uma figura da ave que é um símbolo em Portugal, colocada acima do topo da torre da igreja.
ANTIGO PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - Datado de 1868, muito bem conservado, aberto à visitação pública. Um prédio amplo, de frente para uma praça, com acervo interessante, desde mobiliário até obras de arte regionais. Está mobiliada inclusive a sala que foi o gabinete do governador no passado. Tem em uma de suas salas uma pinacoteca, com telas de artistas locais de diversas épocas.
PRÉDIO HISTÓRICO DA PREFEITURA DE NATAL - O prédio fica na esquina da mesma praça do antigo Palácio do Governo. No prédio da prefeitura funciona ainda a sede do governo municipal da cidade, sendo o prédio bem conservado pelo que se vê pelo lado de fora. Não visitamos a prefeitura por dentro, no horário de expediente ao público.
PRÉDIO DA CAPITANIA DAS ARTES - Era o prédio da Capitania dos Portos e depois foi restaurado e destinado a atividades culturais. Um prédio muito lindo, por sinal.
Como os prédios históricos ficam muito próximos entre si, em duas horas dá para visitá-los todos com algum detalhe e vale a pena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário