Total de visualizações de página

Translate

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CENTRO HISTÓRICO - NATAL - RN (IV)

   

                           Igreja Nossa Senhora da Apresentação - Natal - RN
                        foto by: http://www.flickr.com/photos/gleyse_vieira/sets/72157624340850516/detail/

     Como já havia dito, Natal-RN, além de praias, tem muita história.  Foi fundada em 1599.   Nas proximidades, tem a Fortaleza dos Reis Magos que é mais antiga ainda: 1596 e é uma raridade e é uma visita imperdível para quem gosta de história.
     Mas vamos ao centro histórico de Natal.     No dia do City Tour, passamos de Van pelas construções e o guia foi falando o básico sobre cada uma delas.     Num dos dias, depois da ida à praia, fomos por conta própria de Ponta Negra ao centro da cidade, onde se concentram os prédios históricos.  Optamos por ir de ônibus urbano e deu tudo certinho.    
     IGREJA DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - Igreja construida em 1862, sólida e simples nos detalhes.   Batentes de pedra nas portas e janelas.   Paredes bem largas.    Consta que a imagem original foi achada no leito do Rio Potengi.   Esta igreja foi a primeira Catedral de Natal e agora que a cidade tem uma nova catedral, a imagem original foi levado para a nova.      Por outro lado, a Igreja de N.Sra.da Apresentação está em atividade normal com missas e tudo o mais.
     CENTRO CULTURAL - FOLCLORE  -   O Centro Cultural, ao lado da igreja citada acima, tem como patrono o grande folclorista potiguar Luis Câmara Cascudo.    Devemos a ele a catalogação de muitas coisas da arte popular do nordeste.     Havia muita arte expressa de forma oral e ele catalogou muito disso, caso contrário haveria se perdido no tempo.    Eu mesmo li de sua autoria o livro Vaqueiros e Cantadores, que retrata os embates dos repentistas do passado como Cego Aderaldo, Inácio da Catingueira e outros.   Uma joia da cultura popular.
     Visitamos o Centro Cultural que estava expondo peças com ênfase no Mês do Folclore, que ocorre em agosto.    O prédio do Centro Cultural é um casarão da época do Brasil Colonial.   
     IGREJA DE SANTO ANTONIO -  Datada de 1766   -   Um prédio muito bem conservado, tendo ao centro a igreja em si, do lado direito um pequeno museu sacro com várias peças interessantes, porém com poucos detalhes sobre os mesmos.    Poderia haver mais legendas para facilitar a apreciação das peças.   Mas já é um avanço haver o museu aberto ao público, por outro lado.
     Do lado esquerdo da Igreja de Santo Antonio fica um convento em atividade.     A Igreja de Santo Antonio também é conhecida por Igreja do Galo, pois tem uma figura da ave que é um símbolo em Portugal, colocada acima do topo da torre da igreja.
     ANTIGO PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE -   Datado de 1868, muito bem conservado, aberto à visitação pública.      Um prédio amplo, de frente para uma praça, com acervo interessante, desde mobiliário até obras de arte regionais.    Está mobiliada inclusive a sala que foi o gabinete do governador no passado.      Tem em uma de suas salas uma pinacoteca, com telas de artistas locais de diversas épocas.
     PRÉDIO HISTÓRICO DA PREFEITURA DE NATAL -   O prédio fica na esquina da mesma praça do antigo Palácio do Governo.   No prédio da prefeitura funciona ainda a sede do governo municipal da cidade, sendo o prédio bem conservado pelo que se vê pelo lado de fora.   Não visitamos a prefeitura por dentro, no horário de expediente ao público.
    PRÉDIO DA CAPITANIA DAS ARTES  -   Era o prédio da Capitania dos Portos e depois foi restaurado e destinado a atividades culturais.   Um prédio muito lindo, por sinal.     
    Como os prédios históricos ficam muito próximos entre si, em duas horas dá para visitá-los todos com algum detalhe e vale a pena.    

                 orlando_lisboa@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário