Total de visualizações de página

Translate

terça-feira, 27 de agosto de 2013

TURISMO EM NATAL - RN - PRAIA DA PIPA (I)

  

   Passamos seis dias (agosto-13) em Natal-RN e região passeando, curtindo a cidade, as praias, os aspectos históricos da cidade e anotei alguns aspectos pitorescos na versão dos guias turísticos locais.
    Num resumo inicial, ficamos em Ponta Negra, que concentra os hoteis turísticos à beira mar e visitamos por dois dias a praia da Pipa, um dia visitamos Jenipabu e no city tour visitamos inclusive o maior cajueiro do mundo (está no Guinnes Book), o centro histórico da cidade que é de 1599 e a Fortaleza dos Reis Magos, patrimônio histórico, datada de 1596.
     Vamos aos destaques que anotei durante a viagem.    
     PRAIA DA PIPA     teria esse nome por causa dos portugueses terem visto no mar costeiro uma pedra que se parecia com um barril ou pipa.  Assim teria ficado Praia da Pipa.   Versão do guia local.
     Do aeroporto até a praia da Pipa que fica no município de Tibau-RN são ao redor de 80 km de asfalto, passando inclusive dentro de Goianinha.   Estradinhas estreitas, mas sem buracos.     Chegamos na pousada pela meia noite, cansados.   No outro dia cedo fomos ver a Praia do Centro.   Acho que não dá mil metros de praia e logo tem falesias - paredões sem acesso por terra à esquerda.   À direita, andando na maré baixa, desviando das pedras pretas, dá para se chegar a outra prainha que deve ser a Praia dos Sonhos.   Vimos essa prainha de longe mas não fizemos a caminhada à pé até lá.  
     A praia do Centro, de Pipa, tem uma faixa de areia pequena na maré baixa e na alta, a água chega quase até os barzinhos da orla.    Barzinhos que não podem ter WC segundo um deles informou, por questão de ficar muito próximo do mar, sem esgoto.   Tomar cerveja por lá, não sei como - ou se virar na água.   
     A paisagem é bonita, mas o banhista não consegue quase entrar na água porque no "piso" tem muita pedra daquelas tipo arrecife.    Tentei e quase não consegui sair do lugar.   É como andar no escuro, andar num lugar que havia areia e de repente surgem lugares cheios de pedras.    Seguir qual rumo?
     Então fica assim.    A praia é bonita, mas não "dá praia" para banhista.  
     Resta colocar na programação a visita à Baia dos Golfinhos.    Como nós não conhecíamos esses detalhes acima, a idéia era chegar à noite, passar o outro dia descansando da viagem na Praia da Pipa e no outro dia voltar para Natal-RN, como fizemos.   Só que não incluimos a visita à Baia dos Golfinhos que segundo consta é perto, se vai de barco e daria mergulhos em lugares rasos, com piscinas naturais.  Então pode ser que "fomos" e não "fomos" em Pipa, isto se o melhor estava na Baia dos Golfinhos.  
     Consta que em Pipa teria sido gravado cena ou cenas da novela Flor do Caribe.    Claro que isto ajuda a chamar turistas.     Em resumo o passeio completo seria a Praia do Centro - Pipa e a visita de barco à Baia dos Golfinhos.
                                                 orlando_lisboa@terra.com.br 

Um comentário:

  1. Parabéns Nobre Professor... pelos comentários, vou seguir as dicas, vou para Natal - Rn dia 15.09 fico até dia 23.

    Coelho.

    ResponderExcluir