Total de visualizações de página

Translate

sábado, 19 de dezembro de 2009

V Passeio em Paris - A Torre Eiffel



A Torre Eiffel é o ícone de Paris. É o que destaca a cidade no País e no mundo todo. É uma magnífica obra da engenharia do início do século passado, toda feita em ferro sobre sólidas bases de concreto. A torre tem quase 400 metros de altura e há "bondinhos" que são do tamanho de um cômodo normal (4x4 m), digamos, que cabe uma porção de gente de cada vez. Compra-se o ingresso, fica na fila, passa por uma revista pelos guardas e, na vez, subir, subir... Sem medo de ser feliz.
A torre fica do lado do Rio Sena e de lá de cima dá para ver quase a cidade toda. Há proteção de vidro no mirante lá de cima, porque na altura é comum ventar bastante e a proteção ajuda e dá mais sensação de segurança.
Quem sobe a torre tem duas opções de altura. Há um patamar aos 100 metros, onde fica uma parada. Nesse patamar tem uma verdadeira praça com um pequeno cinema, lanchonete e sacada por todos os lados para ver a cidade de forma panorâmica. Mas a imensa maioria do pessoal não faz esta parada e vai direto para o topo, de onde a vista é mais abrangente. Não vou contar que eu só fui na parada dos 100 metros e amarelei. A Lourdinha e a filha Denise radicalizaram e foram até o topo. Fazer o quê! Só de pensar de ir até lá em cima, me esfriavam as solas do pé...
Mas de qualquer forma, valeu a pena.
Também contribuiu para minha falta de coragem nós chegarmos na torre meio tarde, perto da hora de escurecer e ventava um pouco e garoava também. O que não impediu da gente conseguir fazer o passeio (ao nosso modo) e tirar fotos para recordação.

2 comentários: