Total de visualizações de página

Translate

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

VII - Paris e Edificações do Império Romano na cidade



O Império Romano no seu auge abrangia uma enorme parte do mundo conhecido na época. O local onde se situa Paris já foi parte do Império Romano e foi a antiga cidade de Lutèce (hoje Paris). Através de consulta aos guias turísticos, fiquei sabendo que há em Paris algumas ruinas desse tempo do Império e fiz questão de ir visitar ao menos duas das três obras. A mais marcante é a Arena de Lutece, que fica na região central da cidade, praticamente encravada atrás da fachada de um Hotel atual. A obra foi restaurada e é como se fosse uma pequena praça aberta ao público e a criançada inclusive bate uma bolinha por lá como lazer. Entrar na arena de dois milênios, imaginar o que se passou por lá, sentar na arquibancada e ficar imaginando...
Construção circular com paredes de pedras e arquibancadas também de pedras justapostas. Num lado, algo como um pequeno jardim com paredes de quase um metro de espessura, todas trabalhadas e ornadas com estatuetas antigas. Tudo muito lindo.
Perto da Universidade de Sorbonne, há uma ruina do que foi um Banho público do tempo do Império Romano, num nível abaixo do solo. Fica numa esquina movimentada e está em fase de restauração. Mesmo sem poder circular pela obra, pelo vão da grade de ferro, dá para ver detalhes do banho, que também tem seus milênios de história.
Uma terceira ruina fica no sub solo do pátrio frontal da Catedral de Notre-Dame e tem horário certo para visitação. Estivemos na escada de acesso a esta ruina mas no momento estava fechada e não deu para visitá-la por dentro. E sendo abaixo do nível do solo, nem dava para "espiar pela grade de ferro"...
O interessante é que ao menos dois milênios de história estão lá para se ver e curtir. Principalmente para quem gosta de história, claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário