Total de visualizações de página

Translate

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Paris e a Majestosa Catedral de Notre-Dame (VIII)



A Catedral de Notre-Dame, Nossa Senhora para nós, é um caso à parte. Concluida sua obra logo após o ano 1.300 dC, tem mais de setecentos anos. Fica numa pequena ilha do Rio Sena, no coração de Paris. Visitamos a mesma duas ocasiões na viagem, sendo a primeira com a esposa e a segunda com a esposa e a filha Denise, que depois se juntou ao grupo, ela que vinha da Alemanha onde estava fazendo estágio.
O nosso acesso à Catedral foi pelo lado dos fundos da mesma e nessa perspectiva se destacam detalhes do estilo gótico de construção, segundo consta. Detalhes que dão uma beleza sem par à obra. A fachada da frente é linda, mas bem diferente do estilo do fundo. Dentro da Catedral, encanta ver a altura das colunas e saber que tudo aquilo foi edificado quando não existia maquinário motorizado. É de se ficar pensando como se ergueram na época colunas tão altas, tão bem esculpidas, com aquela altura toda. Os vitrais então, com seu colorido e tamanho dão um toque especial a tudo. Há um vitral redondo que consta ter um diâmetro de treze metros, mas está em harmonia com o porte da Catedral.
O número de turistas que visitam a Catedral de Notre-Dame é enorme e sabe-se que Paris é uma das cidades que mais recebe turistas no mundo.
Vimos um presépio montado dentro da Catedral e este tinha como detalhes, pontos de luz azulada e no fundo do cenário, telões com projeção de nuvens em movimento. Parecia que a gente estava em outro plano, bem pertinho do céu.
Na frente da Catedral, uma cena curiosa. Uma velha senhora, que certamente já é figurinha carimbada do local, aparece com um punhado de comida para passarinhos na mão e os passarinhos que já estão acostumados com ela, fazem revoada e vêm comer na mão dela, que fica rodeada de turistas para ver e fotografar tudo. Vale até uma gorjeta eventual.
Notre-Dame é um local inesquecível.

Um comentário:

  1. realmente akele foi o presepio mais bonito q vi ateh hj! maravilhoso.... combina em td com a catedral.
    bjsss

    ResponderExcluir