Total de visualizações de página

Translate

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Visitando a Ilha do Mel (Litoral do Paraná)


O Paraná tem uma costa marítima relativamente pequena, comparativamente a SP e SC. Mesmo assim tem algumas praias bonitas e uma riqueza de beleza que é a mata atlântica preservada na Serra do Mar. Estamos passando uma temporada na Praia de Caiobá e tiramos dois dias para ir conhecer a Ilha do Mel, que tem seu lado de Reserva Ambiental e sítio de valor histórico, com um Forte de dois e meio séculos e um farol em estrutura de aço, fabricado na Escócia e montado na ilha no final do século XIX. O acesso à Ilha do Mel é por barco de hora em hora e lá na ilha não circulam carros e motos. Um sossego. Trilhas no meio de muito verde, belas praias e boas pousadas. A ilha tem 35 km2. ou 1.100 alqueires (2.400 ha+ou-).
Se a pessoa buscar pelo Google, vê a localização da Ilha do Mel e fotos diversas das suas várias facetas.
Já na viagem de barco vimos golfinhos nadando perto do barco e na Ilha, pelas trilhas, vimos aves como canários da terra (bandos deles), tié sangue, coleirinha, chupim e muitas aves aquáticas como gaivotas, mergulhões, etc.
A mata contém muitas bromélias penduradas nas árvores. Um lugar que encanta os turistas do Brasil e de fora.
O farol fica num morro que tem uma trilha bem cuidada e 160 degraus para se chegar ao mesmo, fora as rampas de subida sem degrau. Mas o esforço vale a pena pela vista lá de cima. Em outra parte, o Forte perto do mar (junto ao mar) e uma trilha que sai do forte e chega a outra estrutura militar do forte, com construção também de pedras e também privido de canhões em posição de tiro. Canhões menos antigos, de 1.910, muito bem preservados. E uma vista maravilhosa para o mar e ilhas vizinhas. Um passeio muito lindo. Com praias muito limpas,lindas. Valeu o passeio e vale a pena visitar.

Um comentário: